Igrejas em Rede: novas propostas para viver a Quaresma (e quarentena)

20200319-podcast-o-que-ouvi-dizer-de-deus

A par da transmissão online da Eucaristia e de oração comunitária, têm surgido iniciativas de reflexão e acompanhamento espiritual para quem se encontra em situação de isolamento ou a trabalhar.

Nos últimos dias, a Igreja em Portugal tem se empenhado em disponibilizar vários e criativos modos de chegar às populações impedidas de frequentar as atividades e celebrações paroquiais. Neste processo de “digitalização” da vida pastoral, mais do que nunca, é possível aos fiéis, à distância de um clique, assistir à Eucaristia ou participar em momentos de oração.

O historiador Ruy Ventura, da Comissão para as Comemorações do IV Centenário da Morte de Frei Agostinho da Cruz, disponibilizou um texto de Via Sacra para meditação de quem desejar.

Todos os dias, partilhamos na página de facebook da Diocese uma Eucaristia celebrada numa das nossas Paróquias. Ao domingo de manhã, a Eucaristia transmitida é presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal. Veja aqui os horários.

Todas as manhãs, sacerdotes, diocesanos ou religiosos, partilham com a Diocese a sua reflexão sobre a liturgia do dia. Uma forma de nos mantermos próximos da Sagrada Escritura e, através dela, fazermos uma leitura dos acontecimentos da atualidade. Leia as reflexões aqui.

À noite, divulgamos a oração do terço, dinamizada por um grupo da Diocese, e, às sextas-feiras, pelas 21 horas, desafiamos todos a rezar a Via Sacra com os jovens.

•  Podcast “O que ouvi dizer de Deus”

As Paróquias de Santo André e Alhos Vedros, com o padre Nuno Pacheco, estão a dinamizar um podcast diário para alimento espiritual em tempo de Quaresma (e quarentena). “Nas mãos de Deus”, “Sede de Deus”, “Recomeçar”, “Fiquem em casa” são os temas das primeiras gravações já transmitidos. Todos os episódios aqui, através da aplicação Spotify.

Todas noites, o Movimentos dos Convívios Fraternos realiza um momento de oração pelos doentes, profissionais de saúde e decisores políticos.

“Face às circunstâncias em que o nosso País se encontra e pelo facto de as atividades presenciais terem sido adiadas, o Movimento dos Convívios Fraternos de Setúbal pretende marcar este tempo de Quaresma com a força do nosso Corpo Místico, através da Oração”, refere o movimento em comunicado.

Convivas e não convivas são convidados a participar neste momento comunitário de oração, todas as noites às 21 horas, a partir do facebook e instagram do movimento.

O Ponto SJ, portal dos Jesuítas em Portugal, lançou um projeto online para ajudar quem encontra em situação de isolamento ou a trabalhar num momento de emergência nacional, por causa da pandemia do Covid-19.

O “Ponto de Abastecimento” deixa propostas aos leitores, para ajudar “a celebrar, a sentir-se acompanhado, a rezar, a pensar e a jogar”. Oferece ainda a possibilidade de acompanhamento espiritual, por parte de um religioso da Companhia de Jesus, a quem o solicitar, por telefone ou videochamada.

A Diocese de Setúbal continua a disponibilizar e a recomendar diferentes conteúdos disponíveis para manter viva a fé, a esperança e a força das comunidades cristãs, neste momentos impedidas de se reunirem localmente. Outros artigos com propostas variadas:

Igreja em Rede: Diocese de Setúbal propõe itinerário de oração, formação e celebração em ambiente digital

Igreja em Rede: oportunidades formativas, litúrgicas e de oração a nível nacional através da internet, rádio e televisão

20 de Março de 2020