Covid 19: Santo Padre convoca o mundo para momento de oração

O Papa Francisco convida “todos os chefes das Igrejas e os líderes de todas as comunidades cristãs, juntamente com todos os cristãos das várias confissões” para a recitação do Pai Nosso, na próxima quarta-feira, 25 de março, ao meio-dia.

Com esta iniciativa, que decorrerá na data em que liturgicamente se assinala a anunciação do anjo a Maria – nove meses antes do Natal –, os cristãos respondem «à pandemia do vírus», afirmou Francisco, após a oração do Angelus, que proferiu na biblioteca apostólica do Vaticano.

“No dia em que muitos cristãos recordam o anúncio à Virgem Maria da Encarnação do Verbo, que o Senhor ouça a oração unânime de todos os seus discípulos que se preparam para celebrar a vitória de Cristo ressuscitado” referiu o Sumo Pontífice.

O Papa apelou à unidade e ao espírito de compaixão, ternura e proximidade com todos, em particular com as pessoas em situação de isolamento, os profissionais de saúde e as autoridades.

Com essa mesma intenção, na próxima sexta-feira, às 18h00 (hora de Roma, menos uma em Lisboa), o Papa vai presidir a um momento de oração no adro da Basílica de São Pedro, “com a Praça vazia”.

“Desde já, convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação. Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual no final darei a bênção Urbi et Orbi [à cidade (de Roma) e ao mundo], à qual estará ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária”, adiantou Francisco. A bênção ‘Urbi et Orbi’ é concedida pelo Papa, habitualmente, nas celebrações da Páscoa e do Natal.

Recorde-se que também a Conferência Episcopal Portuguesa convocou um especial momento de oração a nível nacional e que incluirá a consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

Os dois momentos serão transmitidos através da página de facebook da Diocese de Setúbal.

Santa Sé: Indulgência plenária e absolvições coletivas por causa da emergência do coronavírus

23 de Março de 2020