comprehensive-camels

Externato Frei Luís de Sousa com ensino à distância

20200220-externato-frei-luis-sousa

A pandemia obrigou o Externato Diocesano a suspender as aulas e atividades presenciais mas o serviço educativo está a ser assegurado com recurso à tecnologia, mantendo as dinâmicas de reflexão “Agarra-te à Esperança” e “Momento de dentro”.

A duas semanas das férias escolares, o país viu-se confrontado com o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, em virtude das medidas de contenção para reduzir a propagação do COVID-19. O Externato Frei Luís de Sousa também suspendeu aulas e atividades, estando os alunos e encarregados de educação em permanente contacto com professores e educadores.

Em comunicado enviado à comunidade educativa, o diretor da escola, Diácono Fernando Magalhães, refere que todos têm estado a adaptar-se “a um novo modo de ser escola e de ser família”, envidando esforços para que se continue as “aprendizagens curriculares dos nossos alunos” o que, no contexto atual, representa “uma ainda maior aprendizagem de vida”.

As atividades letivas, lúdicas e de motivação estão agora a ser dinamizadas à distância tendo em consideração a realidade das famílias, a disponibilidade de recursos informáticos e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos, “tentando o melhor equilíbrio entre o desejável e o realizável”, esclarece o responsável do estabelecimento.

Para além do serviço educativo à distância, o Frei Luís de Sousa mantém as iniciativas “Momento de dentro” (apontamento de interiorização e reflexão semanal, que normalmente é feito com todos os alunos para todos os ciclos e que agora é enviado eletronicamente) e “Agarra-te à Esperança” (dinâmica diária em dois momentos, um de manhã e outro à noite, com envio de um pensamento, vídeo, música, sugestão de gesto ou proposta de oração para os alunos e famílias via Whatsapp).

A toda a comunidade educativa, o diretor agradeceu a “compreensão”, “solidariedade” e “dedicação”, em especial aos professores e colaboradores, que se encontram em regime de teletrabalho.

Fernando Magalhães recordou a celebração do Dia do Pai, evocando a figura de São José. “Dele, na Bíblia, conhecemos muito poucos momentos referentes à sua vida e todos eles, curiosamente são momentos de crise. E que crises! Que a força, para esta nossa, nos venha donde ela a ele lhe vinha: da união Àquele que ele sabia que não falta, modelo da união da família que era a sua”, concluiu.

Partilhe nas redes sociais!
23 de Março de 2020