comprehensive-camels

Projeto SAND: primeiras escavações arqueológicas em Sarilhos Grandes

20200323-lapides-sarilhos-grandes-1

A primeira fase consistiu no levantamento das lápides funerárias da família Cotrim, no interior da Ermida de Nossa Senhora da Piedade. O processo foi bem-sucedido e já possibilitou algumas análises preliminares.

Uma das primeiras revelações do processo foi a descoberta de azulejaria hispano-árabe rara, não enquadrável com nenhum padrão observável na Igreja ou na Ermida.

De acordo com a investigadora Paula Alves Pereira, responsável do projeto, as sepulturas “não observam até à data nenhuma estrutura, no entanto, presupõe-se que as lápides foram colocadas numa fase posterior ao sepultamento dos Cotrim porque se observa um único sedimento com inclusão de espólio osteológico [ossadas] à superficie que terá sido colocado num único momento”.

Foi ainda realizado um estudo geofísico através do método GPR (radar de penetração no solo), onde foram observadas diversas anomalias muito interessantes a 70 e a 110 cm de profundidade. Os dados serão validados por novos estudos a realizar assim que possível.

 

Face à atual situação de epidemia, as escavações arqueológicas foram adiadas para a data a determinar. Contudo, a equipa de investigação continua a trabalhar nas antigas coleções de ossadas e na análise de documentos antigos.

A Ermida de Nossa Senhora da Piedade, classificada como imóvel de interesse público, foi edificada no início do século XVI a mando do doutor João Cotrim.

O projeto SAND “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos” consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séc XII a XVIII) que pretende recolher novos dados que permitam caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

 

Sarilhos Grandes: projeto arqueológico pretende estudar população ribeirinha

Partilhe nas redes sociais!
24 de Março de 2020