Igreja em Rede: D. José Ornelas apela à participação responsável de todos, num “esforço comum para vencer esta enorme crise”.

20200325-missa-curia-igreja-em-rede - Cópia

“Participemos sem medos, mas sejamos portadores de esperança” referiu o bispo diocesano na Eucaristia transmitida em direto na página da Diocese, no âmbito da iniciativa “Igreja em Rede”.

A celebração eucarística do IV Domingo da Quaresma foi transmitida em direto da capela da Cúria Diocesana, em Setúbal, e contou com a participação do padre José Lobato, do padre Luiz Carlos Junior, do padre Rui Rosmaninho e de alguns elementos da comunidade “Aliança da Misericórdia”, que assegurou a emissão.

Na homilia, D. José Ornelas atualizou o Evangelho à luz da nossa realidade atual, frisando que o episódio lembrado é “um convite a abrir bem os olhos, não apenas para ver (avistar, enxergar), mas para entender o sentido daquilo que se vê e se experimenta e agir de acordo com esse entendimento”.

O prelado referiu que nestes tempos de tribulação é normal pedirmos responsabilidades e apontarmos culpados, quando na verdade “todos somos responsáveis”.

“Não fiquemos simplesmente a ver e a julgar, à procura de bodes expiatórios. Metamo-nos na luta, levantemo-nos e participemos em tudo isto. E, neste momento, o levantar-se e o participar pode ser estar em casa, o não engrossar a torrente dos contágios. Temos de refrear os nossos olhos hoje, para que eles possam ver horizontes da esperança.”

José Ornelas lembrou todas os profissionais que cuidam de pessoas infetadas e protegem as mais fragilizadas, nos hospitais, lares, casas de família, serviços de urgência, proteção civil, autoridades e centros de atendimento. “Olhamo-los com respeito e gratidão. Eles são a presença ativa de Jesus no meio da nossa crise” refere, classificando-os como “uns autênticos heróis”.

Nas palavras do bispo diocesano, a pandemia fez-nos sentir, a todos, “tremendamente frágeis”, pelo que precisamos “de uma sabedoria humana nova, e de um coração capaz de amar, de se compadecer, de cuidar uns dos outros” e do “rosto protetor e carinhoso do Pai do céu, sempre presente no meio das nossas crises, sempre misericordioso para nos levantar das nossas quedas”.

“Participemos responsavelmente no esforço comum para vencer esta enorme crise. Não deixemos ninguém sozinho nem excluamos os que parecem indiferentes e inúteis. Participemos sem medos, mas sejamos portadores de esperança. Deixemos que Deus nos leve à fonte do seu enviado, que nos abra os olhos para vermos o fim desta crise com olhar renovado para um mundo melhor”, concluiu.

Esta Eucaristia teve ainda em especial atenção “as pessoas que estão mais fragilizadas”, “aqueles que se encontram nos lares” e “todos aqueles que nestes tempos, na nossa Diocese, em cada Paróquia e em cada grupo estão a tornar possível esta Igreja em Rede, que é aquela que é hoje possível reunir.”

“Igreja em Rede” é uma iniciativa da Diocese de Setúbal que procura fazer a Igreja caminhar em comunidade virtual, disponibilizando um conjunto de conteúdos de oração, reflexão e leitura e transmitindo diariamente a Eucaristia e outros momentos litúrgicos. Saiba mais aqui.

25 de Março de 2020