Escravas do Sagrado Coração de Jesus promovem retiro de Quaresma online

20180216-Santa-Rafaela-Casa

Retiro de 12 dias começou no passado domingo e termina na Semana Santa.

“O convite é o de viver este tempo que falta até à Semana Santa, viver este tempo em que estamos, de facto, retirados, vivê-lo com os olhos fixos em Jesus”, refere a comunidade no documento introdutório ao itinerário.

Este retiro foi pensado, rezado e desejado para um tempo de Quaresma. Contudo, a pandemia obrigou as irmãs a repensar o seu modo de realização e a “ensaiar novas respostas”.

Tendo como tema “o Amor que nos transforma o olhar”, a proposta prevê um caminho espiritual de 12 dias, dividido em três partes: “O Amor com que Jesus nos olha” (publicado a 22 de março), “O Amor com que olhamos para Jesus (disponível desde dia 26 de março) e “O Amor com que olhamos o nosso mundo” (disponível a partir de 31 de março).

Cada subsídio contém sugestões para vários dias, com passagens bíblicas e pistas de reflexão, em que cada um define o seu ritmo de meditação. “Não tenhas pressa em acabá-las todas! Tens todo o tempo do mundo. Tens todo o tempo para rezar, e encontrar-te com Jesus, a um nível que talvez nunca imaginaste!”, sugerem as Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

Para participar, basta aceder aos subsídios, disponíveis no sítio da Congregação, “procurar uma Bíblia, escolher um sítio e uma postura em que estejas bem, fazer o sinal da cruz e começar a oração”.

A Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, fundada nos finais do século XIX por Santa Rafaela Maria e Madre Pilar, tem como missão “reparar o Coração de Jesus, com uma vida centrada na Eucaristia, através da sua celebração e adoração”.

A sua atividade centra-se essencialmente “na educação evangelizadora, em colégios, nas paróquias, em escolas e bairros, em residências universitárias e em casas de oração”.

As primeiras comunidades foram estabelecidas em Portugal anos 30 e 40 do século XX, tendo chegado à Diocese de Setúbal em 1984, com a criação da comunidade de Palmela, onde se encontra a sua Casa de Oração de Santa Rafaela Maria.

27 de Março de 2020