Igreja em Rede: Terça-feira da V Semana da Quaresma – “Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’” (Jo 8, 21-30)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Terça-feira da V Semana da Quaresma

Comentário de Osvaldo Lira, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

“Disse Jesus aos fariseus: Vou partir. Haveis de procurar-Me e morrereis no vosso pecado”

Jesus parte, mas Ele é Aquele que é “Eu Sou”. Parte, mas nunca nos abandona. Nós é que abandonamos Jesus, nós é que O condenamos, O flagelamos, Lhe colocamos a coroa de espinhos e constantemente O crucificamos. Reparem: a Humanidade vive de máscaras a maior parte do tempo, vive de forma autossuficiente, não coloca os olhos em Deus. Quando queremos procurar Jesus, simplesmente não O conseguimos ver, mas, então porquê?

Jesus dá a resposta: é por causa do nosso pecado! Hoje em dia vivemos uma vida sem Deus. O nosso maior pecado é não colocar o reino de Deus em primeiro lugar. O próprio Jesus disse: “Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo.”

Tu, que estás a ler este texto, também não és deste mundo. Foi Deus quem te criou com um amor incondicional e nesse amor incondicional te redimiu por Seu Filho Jesus Cristo. O pai deste mundo, Satanás, seduz, mas é mentiroso e corrompe a obra amorosa de Deus. Então porque colocas tanta esperança no mundo e no seu senhor? Não seria melhor colocares toda a tua esperança no Pai do céu, no Pai da fonte da Água Viva? Naquele Pai que, se acreditares, o milagre acontece?

Se numa situação de pandemia, como a que sofreu o povo Israel quando muitas pessoas foram mordidas por serpentes venenosas e morreu muita gente, como nos fala a primeira leitura de hoje (Nm 21,6); ou esta pandemia, por que todos estamos a passar, a do COVID-19, em vez do medo, elevasses os olhos para Aquele que foi levantado, Jesus, aquele que é, “Eu Sou”, que temerias, que mal te poderia atingir?

Jesus disse: “porque senão acreditardes que “Eu Sou” morrereis nos vossos pecados”.

A pergunta que Jesus te coloca é: Tu acreditas que “Eu Sou”?

Mas agora a sério: tu acreditas mesmo que Jesus é “Eu Sou”?

Se sim, porque vives com tanto medo? Porque vives nessa angústia? Porque te custa tanto parar, rezar, meditar e fazer deste tempo, um tempo para a conversão, a tua conversão?

Jesus disse: “aquele que me enviou está comigo: não me deixou só, porque eu faço sempre o que é do seu agrado” . Esta frase de Jesus devia arder no teu coração. Que obediência ao Pai, tão plena! Que lição de vida, para nós seus discípulos! Esta frase devia consolar a tua vida, melhor, esta frase devia ser o lema da tua vida… fazer o que é do agrado de Deus, para que Deus esteja sempre intimamente ligado a ti e tu mergulhado em Deus.

Jesus disse: “Eu vou partir.” E tu, que tens vivido no pecado não vais partir com Jesus para uma intimidade mais profunda com o Pai?

De novo digo: pede ao Pai o dom do Espírito Santo, para seres um sacrário vivo. Sacrário vivo é teres o próprio Jesus dentro do teu coração e dar esse mesmo Jesus aos que mais precisam. E todos precisam! Se precisam! Tu tens de entregar a tua vida aos outros!

O Pai quer que o procures! Ele ama-te e quer que tu o ames também.

Meu irmão, minha irmã, começa a rezar, por exemplo, o terço todos os dias. Inteira-te acerca da vida dos grandes amigos de Deus, os grandes santos. Não deixes de amar a Eucaristia e, pelo menos, faz a promessa de nunca faltares ao Domingo. É Jesus que está naquele pão e naquele vinho, aquele é o verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus que deu a vida por ti. Sim, foi por ti, só por ti.

Jesus disse: tenho muito que dizer e julgar a respeito de vós”

Não esperes pelo julgamento, quando partires. Poderá ser tarde demais. Começa a agir HOJE (Jesus quer-te agora) e Ele não quer apenas um pouco de ti. Ele quer tudo, e tudo quer dizer que tens que entregar a tua vida ao Pai. Assim sendo estarás a fazer a vontade de Deus. E quando fizeres a vontade de Deus a paz estará contigo e tudo se mudará na tua vida e à tua volta. Serás uma pequena gota no oceano que fará toda a diferença.

O segredo é fazeres o normal que Deus fará o sobrenatural. Ou seja, viveres o dia a dia amando tudo o que é amável, porque sentes que tudo procede d’Ele e só n’Ele subsiste. TUDO!

No Evangelho diz o seguinte: “Eles não compreenderam que lhes falava do pai.”

A pergunta impõe-se: e tu quando lês ou ouves a Palavra de Deus, compreendes quem é o Pai, o Filho e Espírito Santo? Compreendes que Jesus partiu para junto do Pai para que com Ele e o Espírito Santo reinem pelos séculos dos séculos? Compreendes o grande mistério que aconteceu na paixão de Jesus e na sua morte na cruz? Compreendes que Jesus está realmente vivo porque ressuscitou? E que na Última Ceia, com os seus discípulos, institui a Eucaristia? E que graças à Eucaristia Jesus está realmente no meio do Seu Povo e à tua espera?

Jesus disse: “por mim nada faço”

Realmente… nós precisamos muito deste pensamento de Jesus e de cultivar mais esta Sua certeza. Precisamos muito de perceber que por nós mesmos nada somos, nada fazemos. Tudo é graça, tudo é dom. Se tudo é graça e tudo é dom, porque tens guardado os dons só para ti? Porque não vives de graça, em graça e com gratidão? Porque não te dás como instrumento de paz e de amor?

Entrega-te, Ama e Vive.

Osvaldo Lira