Igreja em Rede: Quarta-feira da V Semana da Quaresma – “Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres” (Jo 8, 31-42)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quarta-feira da V Semana da Quaresma

Comentário do padre Tiago Veloso, Paróco de Palhais/Santo António

1. Deus não faz sentido. Pode o leitor pensar que estou a brincar ou a pregar alguma mentira, neste dia 1 de abril. Mas não estou. Muitas vezes, demasiadas vezes, parece que há coisas que Deus diz ou faz, ou não diz ou não faz que, pura e simplesmente, não fazem sentido.

Pense comigo. Quantas vezes é que recebeu um “não” a boas orações? Quantas vezes viu Deus permitir o sofrimento e a morte? Quantas vezes se esforçou em fazer o bem e Ele não colaborou, aliás, até dificultou? Quantas vezes pensou “Meu Deus, como permites que este corrupto esteja neste cargo?”? Quantas vezes sentiu que Deus não escuta a sua oração? E que dizer do tempo que Ele demora a responder? Como pode ver, muitas vezes, Deus não faz sentido.

2. O melhor da vida pode ser a relação com Deus. Mas, também pode ser o mais doloroso (pensemos na noite escura da alma de João da Cruz ou Teresa de Calcutá). Sejamos honestos. É a verdade que nos libertará!

Marta e Maria, grandes amigas de Jesus, estavam em sofrimento: Lázaro, seu irmão, estava a morrer. Onde estava Deus? Onde estava Jesus? Lázaro morre e é sepultado numa gruta fechada com uma pedra. Entretanto, chega Jesus. Atrasado. E que faz? Dá vida a Lázaro. E antes disso? Diz “tirai a pedra”.

“Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres”. Claro que sim! Sairemos do túmulo, com vida! Mas… é preciso retirar a pedra. E não, não é Jesus quem tira a pedra. Ele conta com a nossa cooperação. Jesus faz o que pode fazer apenas depois dos seus seguidores fazerem o que podem fazer. Então, ser discípulo é remover os obstáculos e as barreiras, para que Ele faça a sua parte. E o milagre acontece.

3. No Evangelho de hoje, vemos que os judeus “praticantes”, descendentes de Abraão, tinham a pedra do pecado a bloquear uma vida na verdadeira liberdade de filhos de Deus. Ainda hoje, isto pode acontecer a muito boa gente. Talvez, neste tempo de pandemia, consigamos parar e pensar no que andamos a fazer, a pregar, a rezar, a anunciar, a viver. Será que a Sua palavra entra em nós? Ou andamos a fazer seleção, de acordo com o nosso gosto pessoal? É Deus quem não faz sentido, ou é a vida que escolhemos que não faz sentido?

4. “Então, e quando as boas orações não dão resultado?”. Duas anotações sobre isto:

1 – Jesus fez uma oração que ainda não deu fruto (João 17). Ele está no céu com uma oração não atendida!

2 – Sidrac, Misac e Abdénago. Estes três jovens ou adoram os ídolos ou vão para a fornalha ardente. Dizem eles ‘o nosso Deus, a quem prestamos culto, pode livrar-nos da fornalha ardente’. E se Deus não escutar a sua oração? Acrescentam os jovens, ‘Mas ainda que o não faça, fica sabendo, ó rei, que não prestamos culto aos teus deuses.’. Tudo podia acontecer! Que fé!

“Confio em Deus. Ele pode tudo. Ele pode fazer milagres. Ele pode responder às minhas orações mas, mesmo que não o faça, eu continuarei a segui-Lo e a confiar nEle”.

Padre Tiago Veloso

01 de Abril de 2020