Cruz em Rede: itinerário diocesano para a Semana Santa 2020

Web

Itinerário espiritual e material proposto pela Diocese de Setúbal é dedicado às famílias, com o objetivo de viverem e celebrarem a Semana Santa em casa.

O subsídio foi desenvolvido com os contributos de vários casais da equipa diocesana da Pastoral Familiar e com recurso ao guião “Para viver o Tríduo Pascal em família – Celebrar e Rezar em tempo de pandemia”, proposto pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

“As famílias, em família, como “Igrejas domésticas” terão ao seu dispor um itinerário espiritual e material para poderem celebrarem toda a Semana Santa em casa. Este guião complementa e enriquece mas não retira a necessidade de participar em família nas celebrações específicas destes dias através da televisão, da rádio ou das redes sociais”, refere na mensagem introdutória o Padre Luís Matos Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral.

Ao longo da semana, as famílias são convidadas a construir uma “Cruz em Rede” e decorá-la com verduras (no Domingo de Ramos) e flores (no Domingo de Páscoa).

O itinerário sugere diariamente uma passagem bíblica e reflexão, nos dias do Tríduo Pascal substituídas por uma proposta de celebração em família. Paralelamente, haverá desafios diários como rezar pelos jovens, fazer um exame de consciência, preparar uma ceia festiva, confeccionar pão ázimo ou acender uma vela na Vigília Pascal. As famílias são ainda convidadas a partilhar esses gestos concretos nas redes sociais.

Recorde-se que D. José Ornelas, bispo de Setúbal, na nota pastoral “Celebrar a Semana Santa em tempo de contenção e de crise” afirma que nesta Páscoa “Estaremos unidos, como discípulos de Jesus e filhos de Deus, na comunhão do seu Espírito, pois o seu amor vence todas as distâncias. Como com os seus discípulos no cenáculo, Jesus estará presente em cada família que se reúne para celebrar a memória da sua morte e ressurreição.”

Descarregue o guião do itinerário “Cruz em Rede na Semana Santa” aqui.

Nota Pastoral: Celebrar a Semana Santa em tempo de contenção e de crise

04 de Abril de 2020