Esta será uma Páscoa diferente. Em 2020, não nos será possível participar presencialmente nas celebrações da Semana Santa. Felizmente, a Igreja tem disponibilizado através das estruturas pastorais e comunidades de Vida Consagrada inúmeros subsídios que pode utilizar para viver este tempo litúrgico.
Recorde-se que a Diocese de Setúbal disponibilizou o “Cruz em Rede”, itinerário espiritual e material dedicado às famílias, com o objetivo de viverem e celebrarem a Semana Santa em casa.
Escravas do Sagrado Coração de Jesus: Propostas de oração para a Semana Santa
As Irmãs da Casa de Santa Rafaela Maria, em Palmela, fazem uma proposta de oração para cada dia da Semana Santa, seguindo os textos do Evangelho da Liturgia deste tempo. “Porque esta Semana é Santa, queremos vivê-la juntos e em oração. Porque Jesus Se entrega até ao fim por nós, queremos acompanhá-lO e aprender Dele” é o repto da comunidade. Brevemente estarão disponíveis as propostas para o Tríduo Pascal.
Alhos Vedros, Santo André e Seixal: Paróquias apresentam propostas para a Semana Santa
Através das redes sociais, as três paróquias propõem um conjunto de iniciativas, em oração, meditação e em gestos, para os momentos mais marcantes do Tríduo Pascal.
Frei Agostinho da Cruz: Paixão de Cristo em poesia
A Comissão Diocesana das Comemorações para o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz, tendo em conta a centralidade da Paixão de Cristo na poesia e até na vida do frade arrábido, durante a Semana Santa está a publicar diariamente na página de facebook um poema de Frei Agostinho, meditando sobre os mistérios e “martírios do Senhor”.
DNPJ: Podcast “Jovem, Eu te digo, levanta-te!”
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), no âmbito do Dia Mundial da Juventude, celebrado no passado domingo, lançou um podcast inspirado na Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Juventude 2020. Ao longo de sete dias, vão ser apresentadas catequeses a partir do texto assinado por Francisco, com o tema «Jovem, Eu te digo, levanta-te!» (cf. Lc 7, 14).
Liturgia.pt: “Para viver o Tríduo Pascal em Família”
No âmbito dos subsídios “Celebrar e rezar em tempo de pandemia”, o Secretariado Nacional da Liturgia disponibilizou três esquemas para viver este tempo: “Na esperança que sustenta a casa“, da autoria do Padre Carlos Aquino; “Para viver o Tríduo Pascal em família”, preparado pelo casal Fulvio e Anna Maria Mannoia, e “Celebrar em Família a Páscoa do Senhor” do Ofício Litúrgico Nacional da Conferência Episcopal Italiana.
Ecclesia: Viver cada dia da Semana Santa com o cardeal Tolentino Mendonça
Todos os dias ao final da tarde, o prelado português, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, realiza um comentário ao itinerário da Semana Santa na relação com o contexto de pandemia que a humanidade vive. A mensagem é feita em vídeo e pode ser vista todos os dias através do canal de Youtube da Agência Ecclesia.
Paulus Editora: “Tríduo Pascal em Família”
A Paulus Editora disponibilizou gratuitamente duas obras através do seu site, para que possam “ser uma ajuda para a vivência deste tempo central na vida de todos os cristãos”, em especial nas famílias. As obras são “Tríduo Pascal em Família”, da autoria do Padre Ricardo Figueiredo, e a “Via Sacra em Família”, preparada pelas Equipas de Casais de Nossa Senhora 158L e 172E. Aqui poderá aceder a outros conteúdos disponibilizados gratuitamente.
Jesuítas: A Páscoa num Mosteiro Improvisado
O Ponto SJ, portal dos Jesuítas em Portugal, está a dinamizar um retiro de Semana Santa, com propostas de meditação diária que ajudarão “a ligar a nossa vida de todos os dias, com os seus ritmos e lugares próprios, à Palavra de Deus e aos símbolos”. Para viver as celebrações da Semana Santa, o projeto labOratório desafiou um conjunto de pessoas para imaginar formas concretas de viver e celebrar o Tríduo Pascal com “calor, alegria e música”. Estão disponíveis guiões para as principais celebrações do Tríduo Pascal.
Salesianos: Semana Santa em Família
“O convite é manter o clima de oração na família nestes dias de profunda vivência espiritual” referem os Salesianos na introdução da sua proposta de celebração da Semana Santa em Família. O itinerário segue uma estrutura básica dividida em cinco partes: Admonição, Escuta da Palavra, Reflexão, Gesto Concreto e Bênção.
A Diocese de Setúbal transmite as celebrações da Semana Santa em direto na página de facebook. Acompanhe-nos!