Igreja em Rede: Sexta-feira da Oitava da Páscoa – “Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe” (Jo 21, 1-14)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sexta-feira da Oitava da Páscoa

Comentário do Padre João Rosa José, da Paróquia do Divino Espírito Santo, no Montijo

“Cristo Ressuscitado, é a Pedra Angular”.

Na leitura do Evangelho de hoje, é-nos descrita a terceira aparição de Cristo Ressuscitado, num ambiente de pesca, com os seus discípulos. Por várias vezes, este foi o ambiente escolhido por Jesus para falar e explicar o “Reino de Deus”.

Desde logo, sobressai as dúvidas dos discípulos. Tudo era muito recente: as ideias e o curso dos três anos anteriores vividos com o Mestre, depois o final trágico, a morte, e por fim a Ressurreição. Neste contexto a sua Fé, ainda era frágil. Racionalmente não era fácil perceber todos estes acontecimentos, e por isso retomaram as suas vidas anteriores, neste caso, a pesca.

Depois percebemos que, quer na vida dos discípulos, quer nas nossas vidas, só pelos nossos raciocínios e estratégias, por muito bem delineadas que estas estejam, se não estiver presente a presença do Espírito do Ressuscitado, o nosso empenho pode ser um fracasso. A cena da pesca milagrosa é disso testemunho: «Andaram toda noite e não pescaram nada».

Na primeira leitura, Cristo é-nos apresentado como “Pedra Angular”, isto é, no qual deve assentar toda a nossa vida de cristãos e nomeadamente, o anúncio do Reino de Deus.

Para quem não tem fé, não acredita em Deus mas apenas em si próprio, isto é, só na ação do homem, pode correr o risco de não encontrar respostas para a sua vida e para os seus problemas, tal com dizia o Evangelho: «As redes estavam vazias». É a desilusão e o fracasso. Contudo com Ele, mesmo quando não o reconhecemos de imediato, tudo se torna abundante. Tem sido assim ao longo dos séculos na vida da humanidade e no anúncio do Reino de Deus.

Nestes tempos de pandemia, onde as soluções ainda parecem longe de ser alcançadas, confiemos ao Senhor esta crise e este problema. Imploremos ao Espírito do Ressuscitado, que nos indique, particularmente aos homens da ciência, caminhos e soluções para vencer esta doença. Que o Espírito de Jesus, o Espírito que nos dá vida, nos ajude a voltar à vida que, nestes últimos tempos, parece que nos foi roubada.

Tenhamos Esperança, e confiemos no Senhor. Ele morreu na Cruz, mas ressuscitou e está vivo junto de nós, acompanha-nos, e nos há-de ajudar a encher as redes da nossa vida de abundantes frutos de trabalho, Paz e Alegria.

Padre João Rosa José

17 de Abril de 2020