Paróquia de Santo André promove ofertas de lanches ao Centro Hospitalar de Barreiro-Montijo

20200418-Santo-Andre-Lanches-Hospital-01

A situação que estamos a viver não deixa ninguém indiferente diante de tanto sofrimento e necessidade. Não é possível chegar a todos, bem o sabemos, mas podemos fazer a parte que nos toca. Assim, a Paróquia de Santo André quis oferecer diversas centenas de lanches aos nossos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM).

É um gesto simples que quer, sobretudo, mostrar a proximidade de tantos membros da comunidade cristã com todos aqueles e aquelas que, de forma corajosa e abnegada, enfrentam diariamente um perigo enorme para cuidar de todos.

Para já, contamos ser possível entregar 250 lanches todas as segundas-feiras do mês de abril, num total de 1000 lanches. Se a situação em que vivemos, entretanto, não acalmar, veremos se será possível mobilizar a comunidade para repetir o gesto ao longo do mês de maio.

De referir que a nossa iniciativa se encontra devidamente articulada com o CHBM, através dos serviços próprios, e que o número de 250 lanches por semana representa a quantidade que nos foi aconselhada a cada vez.

Além dos donativos recebidos, de salientar a importância do Agrupamento de Escuteiros 927 da Paróquia de Santo André, pela generosidade e trabalho na preparação dos lanches, e à equipa das Educadoras do Centro Social e Paroquial de Santo André pelo carinho com que prepararam as mensagens que acompanha cada lanche. A essa iniciativa juntaram-se várias pessoas da comunidade paroquial de São Lourenço de Alhos Vedros, assim como vários elementos do Agrupamento de Escuteiros 688 de Alhos Vedros.

A iniciativa continua a decorrer e na página da paróquia de Santo André – Barreiro, pode encontrar como fazê-lo.

Padre Nuno Pacheco, scj, Pároco de Santo André e Alhos Vedros

A carta do Bispo de Setúbal aos profissionais de saúde
do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo

É com muito gosto que me associo à feliz iniciativa das paróquias de Santo André e Alhos Vedros, de homenagem e apoio aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo que, de forma corajosa e heróica, se encontram na linha da frente no combate à pandemia que a todos afeta. Bem hajam pela vossa competência, pelo vosso esforço e pelo vosso coração solidário, em favor de todos nós.

Que Deus vos abençoe e proteja, bem como as vossas famílias e colegas de trabalho e os doentes que cuidais. Que a memória da vossa dedicação permaneça como testemunho de humanidade e de alto sentido cívico e amor, e que seja exemplo das atitudes de que vamos precisar para superar esta crise planetária e aprender a construir um mundo mais justo, solidário e em paz.

Com muita estima vos desejo uma Páscoa Feliz, na qual façais voltar tantas pessoas à saúde e à vida das suas famílias e da sociedade.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal

Testemunhos de gratidão

Como enfermeira desta instituição e paroquiana de Santo André, este gesto encheu o meu coração de gratidão. No meio desta “guerra” é reconfortante saber que todos estamos juntos nesta luta: uns aqui, na linha da frente, e outros na retaguarda, em oração por nós.

As igrejas, por agora, para segurança de todos estão com as portas fechadas, mas os corações dos irmãos continuam unidos e abertos às necessidades de todos! Obrigada a todos por esta iniciativa.

Agradecemos a vossas orações. Bem-haja!

Elisabete Silva, Enfermeira

Como profissional de saúde só posso congratular-me com a iniciativa das Paróquias de Santo André e Alhos Vedros, em ajudar -nos neste tempo de pandemia. Se nos sentimos apoiados com o pão da palavra que nos têm dado, é agora o momento de nos regozijarmos com o pão de cada dia, um mimo que nos dá forças para continuar.

O nosso bem-haja por todo o carinho.

Anabela Pinto, Médica

Como é mais que sabido encontramo-nos de momento a viver um período extremamente duro e repleto de sofrimento. Mas é necessário que, mesmo imersos neste caos, sejamos capazes de ter esperança e de a levar aos outros, ser parte da solução e não do problema.

É por isso que perante o cansaço extremo daqueles que têm lutado dia após dia para combater esta terrível pandemia, não podemos ficar indiferentes. Devemos procurar expressar a nossa gratidão da melhor maneira que conseguirmos, mesmo que seja através de um simples lanche.

Assim, dentro daquilo que nos é ainda possível fazer, são precisas todas e quaisquer iniciativas como esta, que nos relembrem que fazemos parte do mesmo mundo, que é nosso dever olhar uns pelos outros e que podemos sempre ser a luz no meio das trevas por mais difícil que pareça.

Catarina Patrão, Escuteira em Santo André

18 de Abril de 2020