Semana Santa 2020: famílias da Diocese aderiram com entusiasmo ao itinerário “Cruz em Rede”

Famílias da Diocese deram significativos e criativos sinais de envolvimento no itinerário espiritual e material proposto para a Semana Santa.

O subsídio foi desenvolvido com os contributos de vários casais da equipa diocesana da Pastoral Familiar e com recurso ao guião “Para viver o Tríduo Pascal em família – Celebrar e Rezar em tempo de pandemia”, proposto pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

Ao longo da semana, as famílias foram convidadas a construir uma “Cruz em Rede”, a decorá-la e a realizar várias atividades em família, como a oração do terço, a confeção do pão ázimo, a celebração da Vigília Pascal e a preparação conjunto da refeição no Domingo de Páscoa. As diferentes iniciativas foram realizadas ao ritmo litúrgico da Semana Semana, havendo para cada dia uma proposta de leitura bíblica, de reflexão e de oração.

Os participantes fazem uma avaliação muito positiva. João Almeida, um dos participantes, refere que a dinâmica foi uma “verdadeira atividade catequética, em especial nesta altura em que vivemos”. Para Melina Caldeira, estas atividades “ligam-nos uns aos outros e em tempo de isolamento, ligam-nos aos momentos que celebraríamos se estivesse em Igreja”.

Apresentamos o registo fotográfico e vídeo da participação diocesana na iniciativa “Cruz em Rede”.

Início do itinerário e oração em família no Domingo de Ramos

Confeção do Pão Ázimo na Quinta-Feira Santa

Veneração da Cruz na Sexta-Feira Santa

Renovação das Promessas Batismais no Sábado Santo