Sugestões da Semana: Vocações – 26 de abril a 2 de maio de 2020

20200423-sugestoes-04.18-banner

Este domingo, começa a Semana de Oração pelas Vocações, com o tema “Gratidão, coragem, tribulação e louvor”. É nas vocações que se centram as sugestões desta semana, contando com as recomendações do Seminário Maior de São Paulo de Almada. Um livro, um filme, uma música, um recurso digital, uma atividade e um desafio para viver com fé os dias de isolamento.

Na semana entre o terceiro domingo da Pascoa e o quarto – a que estamos a viver –, em todo o mundo, a Igreja é convidada a orientar o seu coração para uma intenção especial. A saber, rezar pelas vocações de especial consagração, cujo auge é o dito Domingo do Bom Pastor, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Na mensagem para este dia, o Papa Francisco escolheu quatro palavras-chave para orientar este caminho de oração e discernimento: tribulação, gratidão, coragem e louvor. As nossas sugestões para esta semana, tendo como pano de fundo a busca da vontade de Deus para cada um, isto é, descobrir a vocação que Ele planeou para cada um de nós, ainda que em tempo de pandemia, têm como objetivo explorar estas quatro pistas. Bom proveito, boas descobertas, boa oração!

A Viagem, de C.S. Lewis

“No fim de contas, só há dois tipos de pessoas: aquelas que dizem a Deus «faça-se a Vossa vontade», e aquelas a quem Deus acaba por dizer «faça-se a vossa vontade».” (in LEWIS, C. S., A Viagem)

S. Lewis, autor de AS CRÓNICAS DE NÁRNIA, revela o seu inigualável talento literário para contar alegorias, propondo-nos uma viagem imaginária que nos faz pensar sobre o comportamento do ser humano e as implicações no futuro. Através de uma experiência onírica, o autor assume o papel de narrador. Depois de apanhar o autocarro na cidade cinzenta, C.S. Lewis conduz-nos a uma inesperada dimensão ficcional que nos obriga a fazer uma profunda reflexão sobre questões intemporais, como o bem e o mal, a existência do Céu e do Inferno, e o que acontece depois da morte. Para uma resenha mais extensa, ver aqui.

Up de Pete Docter (2009) e O Herói de Hacksaw Ridge de Mel Gibson (2016)

Um coração encontrado nunca deixa de procurar a sua vocação, o seu lugar, a sua praia. É isto que nos ensina o filme UP, altamente. Se o grande S. Gregório dizia que encontrar a Deus é não deixar de o procurar, para o nosso personagem principal, encontrar a vocação é não deixar de a procurar, encontrar a aventura, é não deixar de a procurar. Não sintas que já encontraste tudo, não te acomodes: não deixes de procurar! “Procurar e encontrareis!”

Até onde estás disposto a ir para permaneceres fiel às tuas convicções mais profundas? O que é que te faz remar contra a corrente? Para encontrarmos a nossa vocação precisamos escutar as vibrações mais íntimas do nosso ser, o que não é possível se não ousarmos deixar de seguir as multidões. A vocação é um chamamento de uma Pessoa a outra pessoa, e não pode descobrir-se a não ser por quem arrisca seguir o seu próprio caminho. Desmond Doss, sobre o qual fala o filme O Heróis de Kacksaw Ridge, atreveu-se a viver assim. Desmond sentia-se chamado a salvar vidas como médico, mas em plena Segunda Guerra Mundial decidiu alistar-se no Exército Americano, para salvar vidas nos cenários de uma das guerras mais sangrentas da história. Desmond era cristão, e acreditava que o caminho para a paz não poderia nunca encontrar-se através da guerra, e por isso recusou-se, desde o início, a pegar em armas, mesmo quando teve de enfrentar o desdém e o preconceito dos seus companheiros. Seria na batalha de Okinawa, no Japão, que Desmond mostraria a fibra das suas mais profundas convicções. Quando todos aguardavam pelo nascer do sol, Desmond, sozinho e sem pegar numa arma, salvou 75 homens abandonados à morte em território inimigo. Por este feito, Desmond seria o primeiro objetor de consciência a receber a Medalha de Honra do Congresso Norte-Americano. Desmon Doss foi fiel à sua consciência e arriscou remar contra a corrente. E tu?

Jesus Christ, You are my life, de Marco Frisina e o Hino para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Da autoria do padre Marco Frisina, o tema foi apresentado na Jornada Mundial da Juventude do ano 2000, em Roma, e é desde então entoado com frequência em encontros de jovens. Um cântico de coragem e esperança: “Não tenhais medo de acolher Cristo e aceitar o seu poder”. Aqui sugerimos a versão cantada na Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madrid.

Recomendamos também o Hino para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com letra e música de Tiago Torres. Áudio e letra com acordes.

Passo a rezar: oração em podcast

Leva contigo a tua oração! Iniciativa Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP Portugal), o “Passo a Rezar” oferece diariamente 10 minutos de oração, em mp3, para fazer download ou ouvir online. Pode aceder pelo website,pelas redes sociais ou descarregando a aplicação, pelo Google Play ou App Store.

Oração do terço pelas Vocações da nossa Diocese

Durante esta semana, reúna a sua família ou, online, os seus amigos de fé, e reze um terço pelas Vocações da nossa Diocese. Propomos que meditem os mistérios da Luz segundo o esquema do documento da Semana das Vocações.

Rezar durante o mês de maio, uma Avé Maria por um seminarista da nossa diocese e ler a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

“Desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer «sim», vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro.” (Papa Francisco) Leia na íntegra aqui.

25 de Abril de 2020