CNE: Setúbal “juntou” 3500 escuteiros nos Jogos da Primavera

20200428-jogos-da-primavera-2020 (7) - banner

A “Festa da família escutista” passou de cancelada a uma celebração massiva e a um sinal do que é a capacidade do escutismo para superar o impossível. Apesar do confinamento e das atividades de grupo e ar livre estarem canceladas, a Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE) reuniu 3 mil e quinhentos jovens que durante dois dias, trabalharam intensamente, foram criativos e mostraram que os obstáculos são apenas o condimento que torna a vida interessante.

A “ProCura” foi o tema mobilizador para uma aventura online onde Agrupamentos e  Secções se mobilizaram na busca de uma solução para um mundo fechado e dividido, mas que todos desejam, venha a recuperar a proximidade física e o calor dos afetos que não se mede em “largura de banda”.

A atividade, que registou 44 agrupamentos inscritos, contou com a participação de 855 Lobitos (6 aos 10 anos), 920 Exploradores (10 a 14 anos) 764 Pioneiros (14 aos 18 anos), 393 Caminheiros (18 aos 22 anos) e 532 dirigentes.

O imaginário da iniciativa olhou um mundo marcado pela pandemia e a esperança de uma cura que poderia ser obtida no espaço. Assim, após rigorosa seleção, 3500 candidatos foram escolhidos (os escuteiros da Região de Setúbal) para partir em direção às estações espaciais em busca de uma cura. Corria o mês de Abril e ao 25º dia, um sábado, as naves foram lançadas…

A aventura começou no sábado pela manhã, com a Chefe Regional a reconhecer que “perante as fronteiras erguidas em nome da saúde e da segurança de todos, é mais imperativo do que nunca este envolvimento em comunidade“. Na abertura dos Jogos da Primavera, Ana Margarida Chagas recordou que “o segredo é viver entusiasmado com sede de descoberta, e o verdadeiro encontro com os outros acontece no coração de cada um de nós”.

Este era o estado de espírito que a aventura pedia e ela ligou muitos lares, uniu escuteiros que há muito não se abraçam e mobilizou-os num trabalho de criatividade, de humor, mas também de desafio intelectual na resolução dos problemas e desafios que iam chegando online.

Provas superadas com o sucesso que as imagens comprovam e a certeza de que a Região de Setúbal do CNE reforçou a sua “marca” de união e de força.

A aventura concluía-se em redor do altar da Eucaristia. Numa transmissão a partir da Igreja de S. Sebastião em Setúbal, D. José Ornelas lembrou o trabalho dos escuteiros e dos jovens.

“Por estes dias foram apoiando iniciativas, substituindo anciãos mais fracos nos serviços comunitários; foram essenciais no lançamento de redes sociais e transmissões que levaram celebrações e presenças da Igreja a tantas famílias e pessoas isoladas…  >Tornaram-se voluntários para tantos serviços na Igreja e na sociedade” salientou o bispo de Setúbal.

Na Eucaristia que encerrava a edição 2020 dos Jogos da Primavera, D. José lembrou ainda aos escuteiros o apelo do serviço falando nestes termos:

“Acabou-se a comodidade do sofá, de dizer que já não há caminho para andar… escuteiros tragam o lenço bem gasto, com a cor comida pelo sol e pela chuva… é sinal do serviço. Não se faz escutismo sozinho nem se é Igreja sozinho”.

Nos momentos finais da Eucaristia, que foram também os últimos desta atividade, a Chefe Regional agradeceu o empenho dos pais, que deram suporte em casa a esta aventura. “Fiquemos com este ardor no peito à espera de nos podermos abraçar em breve” concluiu Ana Margarida Chagas.

Desta aventura resultou uma experiência de crescimento e proximidade para todos, e alguns experimentaram mesmo o sabor da vitória.

Na Primeira Secção o primeiro lugar foi repartido entre os agrupamentos 372 Trafaria, 718 Quinta do Conde e 927 Santo André – Barreiro. Na Segunda Secção, os vencedores foram os exploradores do 699 Miratejo. Na Terceira Secção o primeiro lugar foi para o agrupamento 1238 Pinhal de Frades e, por fim, os caminheiros vencedores pertencem ao 1135 Sobreda.

Os Jogos da Primavera são, na Região de Setúbal a atividade que assinala o dia de São Jorge patrono mundial do escutismo. É uma atividade regional que junta os escuteiros das diversas secções (faixas etárias) para superarem desafios e trabalharem a experiência do que significa a “família escutista”.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

28 de Abril de 2020