Igreja em Rede: Quarta-feira da III Semana da Páscoa – “Escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11, 25-30)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quarta-feira da III Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Agostinho Basílio Teixeira Mendes, scj, Pároco de Alhos Vedros e Santo André, Barreiro

Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas” (1 Jo 1,5)

Nesta Quarta-feira da 3ª semana de Páscoa, dia 29 de Abril, celebramos a Festa de Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora da Igreja, Padroeira da Europa. Somos convidados a saborear e a interiorizar, também nós como Santa Catarina, o mistério de Deus tal qual foi revelado em Jesus Cristo e testemunhado pelo apóstolo e Evangelista São João: Esta é a mensagem que ouvimos de Jesus e vos anunciamos: Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. Se dizemos que temos comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Pelo contrário, se caminhamos na luz, como Ele, que está na luz, então temos comunhão uns com os outros e o sangue do seu Filho Jesus purifica-nos de todo o pecado” (1Jo 1,1-7).

Jesus disse-nos que Deus é luz. O cristão deve caminhar na luz, que alegra, ilumina e é símbolo de tudo o que há de bom e puro. O contrário, o mal, é simbolizado pelas trevas.

O cristão, sepultado com Cristo no Batismo, renasce nova criatura, deixando para trás tudo o que era trevas, pecado, homem velho. A Páscoa da Ressurreição do Senhor que estamos a celebrar, é “passagem”, da morte à vida, das trevas do sepulcro à Luz gloriosa que ilumina a Terra inteira.

Luz/trevas, bem/mal, verdade/mentira, graça/pecado… são incompatíveis, não podem estar juntos na mesma pessoa. Jesus veio até nós para iluminar as nossas trevas: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas”. Usou palavras bem duras contra a hipocrisia dos que pela frente mostram uma coisa e por dentro estão tão longe da luz de Deus.

Mas, estar em comunhão com Deus e andar na luz não significa ser impecáveis. Se o cristão se dá conta de que a sua comunhão com Deus foi quebrada pelo pecado, deve recordar que Jesus Cristo é seu intercessor e defensor diante do Pai. “Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo” (1 Jo 1,11).

O Evangelho de hoje leva-nos a descobrir o segredo do sucesso de tantos santos e santas, como a Santa que hoje é celebrada. “Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11,25). É de facto a humildade e a simplicidade de coração que abre caminho à Luz do Espírito de Sabedoria, que leva os santos a grandes empreendimentos. Catarina de Sena morreu com apenas 33 anos de idade, mas uma vida rica de obras de luz.

Que ela, Padroeira desta Europa à procura de unidade e de valores, interceda por nós junto do Senhor para que iluminados pela Luz de Deus possamos criar uma sociedade mais condizente com os “pequeninos” do evangelho.

Padre Agostinho Basílio Teixeira Mendes, scj

29 de Abril de 2020