comprehensive-camels

Mensagem de Fátima: “Maria, o Rosário e a Paz”

20200501-terco-mensagem-de-fatima

Em maio, mês de Maria, o Movimento da Mensagem de Fátima apresenta desafios semanais para viver estes tempos de provação e maior isolamento social com Nossa Senhora.

Nos tempos que agora correm, torna-se muito importante manter o foco no que é essencial, no que nos faz bem , no que nos faz sentir bem: o Amor, o Amor a Deus, o Amor ao próximo.

E como não ter presente Maria neste pensamento? Ela que contra o que à partida seria impossível aos olhos, sabedoria e certezas do Homem, aceitou que nela se fizesse a vontade de Deus, na sua humildade e com fé aceitou acarretar as adversidades que toda essa responsabilidade lhe traria. Maria foi, é e será a esposa, a Mãe de Deus e Mãe da Humanidade. Ela nos ensina a humildade, a sermos servos, a Amar.

Nas aparições de Fátima, Nossa Senhora recomendou com particular empenho a devoção ao Rosário, como meio seguro para alcançar a paz.

Na primeira aparição, a 13 de Maio de 1917, recomendou aos três pastorinhos que rezassem diariamente o Terço para pedir o fim da guerra e a paz no mundo. Renovou com insistência, na segunda e terceira aparições, a recomendação de rezar o Terço todos os dias.

No dia 13 de Setembro, a Virgem Santíssima insistiu mais uma vez na necessidade da recitação diária do Terço, como meio de alcançar o fim da guerra mundial que ensanguentava o mundo.

Foi somente na última aparição, a 13 de Outubro, que Nossa Senhora consentiu em revelar a sua identidade às três crianças, utilizando estas simples palavras: “Eu sou a Senhora do Rosário”. Não poderia haver maior prova e apreço da Mãe de Deus por esta devoção.

Nos nossos dias, falta paz, não só entre as nações, mas, muitas vezes no próprio âmbito do lar.

“A família que reza unida permanece unida” – dizia o Papa S. João Paulo II. “O Santo Rosário, por antiga tradição, presta-se de modo particular a ser um oração onde a família se encontra. Os seus diversos membros, precisamente ao fixarem o olhar em Jesus, recuperam também a capacidade de se olharem sempre do novo, olhos nos olhos, para comunicarem, solidarizarem-se, perdoarem-se mutuamente e recomeçarem com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus”.

“Muitos problemas das famílias contemporâneas, sobretudo nas sociedades economicamente evoluídas, derivam do facto de ser cada vez mais difícil comunicar. Não conseguem estar juntos, e os raros momentos acabam infelizmente absorvidos pelas imagens duma televisão”.

“Retomar a recitação do Rosário em família significa inserir na vida diária imagens bem diferentes – as do mistério que salva: a imagem do Redentor, a imagem da sua Mãe Santíssima. A família que reza unida o Rosário, reproduz em certa medida o clima da casa de Nazaré: põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projectos, e d’Ele se recebe a esperança e a força para o caminho”.

Conhecedor dos grande problemas do mundo de hoje, e convicto que a sua solução está na oração, o Papa lançou um supremo apelo a todos os fiéis: “Penso em vós todos, irmãos e irmãs de qualquer condição, em vós, famílias cristãs, em vós doentes e idosos, em vós, jovens: retomai confiadamente nas mão o Terço do Rosário”.

(excertos do livro “O Rosário, a oração da Paz”)

 

Rezar em família!

Este é o desafio e para tal propomos algumas atividades para poderem ser feitas ao longo do mês: oração, meditação, leitura, filmes e a elaboração de um Terço!

Começamos o mês com a reflexão dos Mistérios Gozosos:

  1. A Anunciação do Anjo a Maria e a Encarnação do Filho de Deus.
  2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
  3. O nascimento do Filho de Deus.
  4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo.
  5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.

Os mistérios Gozosos, também chamados mistérios da alegria. Ajudam-nos a meditar, respectivamente sobre:

  • a humildade: a simples humildade com que Maria aceitou ser a Mãe de Jesus, a humildade com que devemos aceitar a vontade de Deus e nos confiarmos às Suas mãos;
  • a caridade fraterna: Maria partiu para partilhar com a sua prima Isabel a graça que tinha recebido do Senhor, e esta mutuamente recebendo a graça divina diz “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”. Assim devemos nós praticar a bondade, a generosidade e nos darmos uns aos outros, começando no seio da família e levarmos então este nosso estado para fora das portas de nossas casas;
  • o espírito de pobreza: no Amor podemo-nos despojar dos bens, sobretudo nos que julgamos serem fundamentais, e em momentos sobretudo de provação como os que vivemos revelam-se supérfluos. É este o espírito de pobreza que nos aproxima de Deus, pois “só Deus basta”;
  • a castidade: Maria e José pelos dias da purificação, levaram Jesus ao Templo para sua consagração. A “castidade é a virtude que valoriza e purifica o amor humano”. Tenhamos nós presente a importância de sermos puros e assim ser templos de Deus;
  • a obediência e a procura de Deus em tudo: a desobediência pode levar-nos por caminhos que podem revelar-se “desconfortáveis” quer para nós próprios como para quem se preocupa connosco, mas é no foco, pensando com clareza, mantendo a fé, mesmo que esta pareça desfalecer, que efectivamente nos (re)encontramos. Deus mantém-nos centrados.

Sendo este Domingo a data em que se celebra o Dia da Mãe, dediquemo-lo a Maria a nossa Mãe Celestial, à nossa mãe, à nossa esposa, à nossa filha que é mãe, a todas as mães que conhecemos, e que na meditação do Terço neste dia as tenhamos presentes na nossa intenção!

 

Proposta:

  • Visualização do filme “Maria, Mãe do Filho de Deus” https://www.youtube.com/watch?v=N4GhmKQ6ufo
  • Elaboração da primeira dezena do Terço. Para a elaboração do Terço poderão fazer/pintar um desenho, e colorir apenas 1 dezena por semana ou construir 1 Terço usando materiais que tenham em casa, como papel, jornais, tampas, missangas, plasticina, pedras, corda, cordel ou lã. A imaginação é o limite!

 

Movimento da Mensagem de Fátima

Partilhe nas redes sociais!
02 de Maio de 2020