comprehensive-camels

Convívios Fraternos: a dinâmica de movimento à distância em período de isolamento social

20200504-convivios-fraternos-pos-convivios

Em contexto de pandemia, a presença diocesana do Movimento dos Convívios Fraternos obrigou-se a suspender as iniciativas presenciais, mas continua a dar sinais de Igreja viva à distância, que pulsa, que é vigilante e que se atualiza.

Em março, os planos e rotinas de todos sofreram um abalo provocado pela pandemia instalada que, neste momento, afeta direta ou indiretamente toda a sociedade e a Igreja.

O Movimento dos Convívios Fraternos não foi exceção à regra: seguindo as orientações da Diocese, da Conferência Episcopal Portuguesa e autoridades sanitárias, e seguindo com atenção a evolução da situação nacional da epidemia, o Secretariado Diocesano cumpriu o dever cívico de cancelar todas as atividades que exigiam a presença física dos convivas.

Entre os momentos suspensos, estiveram os Encontros com a Equipa de Animação Diocesana, os Encontros Vicariais, os Encontros com a Equipa SOM/Litúrgica e o Pós-Convívio do Convívio Fraterno 1398. Também estava prevista a realização de um Convívio Fraterno de Casais de 1 a 3 de maio que a Equipa de Casais, em consciência, adiou para outubro de 2020, na esperança de nessa altura estarem reunidas condições para a sua realização.

Mas a atividade do movimento estava longe de estar suspensa. Como recorda a presidente do Secretariado dos Convívios Fraternos, Ana Inês Agostinho, ainda estavam a reavaliar a caminhada do ano pastoral quando “alguns jovens convivas começaram a dar bonitos sinais da sua vontade em continuar nesta caminhada para o Senhor, que agora teria de ser adaptada aos novos tempos. Com as graças e dons que Deus nos confiou, com as potencialidades das tecnologias e com o empenho de muitos convivas, inspirados e impulsionados pelo Espírito Santo, está a ser possível manter a maioria das atividades, à distância, tendo-se potenciado um conjunto de outras iniciativas”.

 

Encontros em videoconferência: participados mas “sem chazinho”

O Pós-Convívio (encontro posterior dos jovens que participaram num Convívio Fraterno) do CF 1398 aconteceu a 29 de março, recorrendo pela primeira vez às plataformas digitais. Os convivas assistiram à Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, através do Facebook da Diocese, e tiveram oportunidade de conviver por videochamada, em grandes e pequenos grupos, e receber testemunhos em vídeo.

Também a Equipa “SOM/Litúrgica”, responsável pela animação musical e celebrativa do movimento, retomou os seus encontros via videoconferência, de modo a preparar algumas iniciativas para os meses futuros, particularmente dinamizadas pelas redes sociais.

A Equipa de Animação Diocesana (EAD) mobilizou-se rapidamente e de uma forma incansável para dar seguimento nos seus Núcloes aos Encontros Vicariais, que têm uma regularidade mensal. Apesar do cancelamento das primeiras datas, os núcleos recuperaram o ritmo de encontros, estando a realizar-se em todas as vigararias, até ao final do ano pastoral.

Gabriela Godinho, da Paróquia do Pragal e responsável do Núcleo Vicarial da Almada, confessa que o maior desafio foi procurar formas de chegar às pessoas quando o contacto humano não é possível: “para além das dificuldades de ligação, não podemos ter o típico “chazinho” que ajuda na criação de relação de grupo”. “Tive de arranjar novas dinâmicas de modo a quebrar o gelo e permitir uma maior familiaridade e confiança”, acrescenta.

Para o conviva Tiago Mendes, da Paróquia do Seixal, “a experiência das reuniões vicariais dos Convívios Fraternos permite uma vivência comunitária da nossa fé, que é a dimensão que está mais comprometida neste contexto de distanciamento social. E é incrível como tudo continua a ser possível. A aprendizagem, a partilha, a música, a consciência de que somos parte de um corpo maior.”

As distâncias esbatem-se e o longe torna-se perto. Os encontros vicariais virtuais permitem que pessoas de diferentes geografias participem, inclusivamente convivas que se encontram fora do país: “as pessoas que moram longe podem estar presentes, existindo desta forma mais pessoas presentes no encontro, no conforto das suas casas” refere Gabriela.

“Usar as ferramentas e os meios tecnológicos para continuarmos a regar a esperança uns nos outros é uma bênção que está ao nosso alcance. É incrível que, mesmo sem sair de casa, possamos ainda assim ir pelo mundo espalhar a nossa herança”, testemunha o Tiago.

Apesar das vantagens, a representante vicarial de Almada reconhece que “todos temos saudades do contacto humano e de estarmos juntos” mas, neste momento, “estarmos afastados é um ato de amor”.

“Mais tarde ou mais cedo, voltaremos a estar juntos, a beber o nosso chazinho”, conclui.

 

Dinâmicas “ConVida” animam as redes sociais e promovem a oração

Desde o início do ano pastoral, que o movimento tem apostado na sua comunicação através das redes sociais para chegar à comunidade, em especial com todos os que já passaram pela experiência da realização de um Convívio Fraterno.

Todas as semanas, são partilhadas reflexões da liturgia dos domingos e festas de guarda nas páginas de facebook e instagram. “Nas #reflexoesconvida temos a oportunidade de espelhar a nossa vida à luz da Palavra de Deus, com a ajuda de uma reflexão escrita por convivas convidados” esclarece Ana Inês Agostinho.

“Já foram lançadas muitas correntes de oração através das nossas redes sociais, contudo durante este tempo tão particular, todos os dias às 21h, desafiamos convivas e não só a rezar pelo fim da Pandemia e por todos os que, de alguma forma, sofrem com os danos que dela advêm” explica a presidente do Secretariado Diocesano, reforçando que “a #oracaoconvida dá forma e cor a este Corpo Místico. Somos um!”

Durante o mês de maio, todas as quarta-feiras, às 21 horas, o movimento irá dinamizar um momento #mariaconvida, especialmente dedicado à contemplação da vida de Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, enriquecendo a #oracaoconvida.

Ao longo dos próximos dois meses, como modo de preparação do encontro diocesano a realizar-se no final de junho, os convivas vão ser inspirados a participar nos #desafiosconvida, lançados semanalmente. “Tu és a Pedra Viva que contamos para esta construção! Escuta! A qualquer momento podes ser chamado(a)!”, convida a responsável.

 

Partilhe nas redes sociais!
04 de Maio de 2020