Get Ready: jovens crescem e “preparam as suas malas” para JMJ 2023

20200505-get-ready-vale-de-milhacos-1

Testemunho de uma jovem que participa no itinerário formativo promovido pelo Departamento da Juventude, como modo de preparação espiritual para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Chamo-me Margarida, tenho 18 anos, sou da Paróquia de Vale de Milhaços e pertenço ao grupo de jovens Fénix. Gostaria de partilhar um pouco do percurso de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que os jovens da Paróquia de Vale de Milhaços têm vindo a realizar.

Desde que foi proposto pela Diocese o itinerário de preparação para as JMJ “#Get Ready”, que os  jovens, de diferentes grupos e movimentos da paróquia, tais como os Escuteiros, o grupo de jovens Fénix, o Movimento dos Focolares, o 9º e o 10º ano da catequese, começaram a juntar-se uma vez por mês, após a Eucaristia, numa tarde diferente do que seria uma “normal tarde de sábado”.

Com o auxílio do material disponibilizado pela Diocese, é nos apresentado, a cada sessão, um tema diferente, mas sempre relacionado com o tema principal: as Jornadas Mundiais da Juventude. Cada tema é acompanhado por uma leitura, uma reflexão, um testemunho e umas breves palavras do senhor Bispo, D. José Ornelas. Após uns momentos mais sérios, é sempre proposto ao grupo um momento de partilha, de troca de ideias e experiências de modo a debatermos o tema que nos foi proposto e a podermos, também, conhecer-nos um pouco melhor enquanto juventude da Paróquia de Vale de Milhaços.

Estes encontros de preparação têm vindo a proporcionar a todos os jovens um melhor conhecimento e aprofundamento espiritual do que será para nós a participação numa Jornada Mundial da Juventude.

Do ponto de vista de quem já teve a oportunidade de participar numas JMJ, é muito entusiasmante voltar a viver este percurso de preparação para “o grande evento”. Este itinerário é, sem dúvida, uma nova oportunidade para conhecer e enfrentar os novos desafios, que nos são propostos, de modo a que estejamos realmente preparados para o momento (que, desta vez, é no nosso país).

Sem dúvida que este caminho inicial é muito importante para todos, pois a JMJ é um caminho, não só fisicamente e espiritualmente enriquecedor, mas também, por vezes, exigente. É, de certo modo, também uma oportunidade para que todos os jovens comecem a entrar no espírito da “Jornada Mundial da Juventude”.

Torna-se interessante ver jovens, de idades tão distintas, que pela primeira vez estão a conhecer este grande evento, a darem um pouco do seu tempo para, em comunidade, crescerem e “prepararem as suas malas” para 2023.

Infelizmente, esta pandemia veio trazer algumas limitações à nossa sociedade, e nós não fomos exceção. Contudo, apesar da distância, no passado dia 2 de maio foi possível realizar mais um encontro  #GetReady  com os jovens da nossa paróquia. Com o auxílio das novas tecnologias e a cooperação de todos, conseguimos realizar, não só, mais um momento de preparação para a JMJ mas também um bom momento de convívio entre todos.

Margarida, Paróquia de Vale de Milhaços

O que é o #GetReady?

#GetReady é um itinerário que se constitui como um caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022, e para além dela. A apresentação do itinerário pode ser consultada aqui!

Pretende-se que este seja verdadeiramente um caminho sinodal, que crie pontes e envolva a todos. Neste sentido, propõe-se que seja assumido por todos os grupos, movimentos, institutos e paróquias.

O objetivo é, portanto, que todas as comunidades paroquiais possam oferecer esta proposta de aprofundamento pessoal e espiritual aos seus jovens, inserindo-se na comunhão eclesial sinodal que a Igreja Diocesana está a viver!

Juventude: 4º encontro #GetReady disponível online com o tema “Levanta-te e CAMINHA COM ELE!”

05 de Maio de 2020