Igreja em Rede: Quarta-feira da IV Semana da Páscoa – “Eu vim como luz do mundo” (Jo 12, 44-50)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quarta-feira da IV Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Manuel Ramalho, Pároco do Pinhal Novo

Continuamos a celebrar a plenitude da Alegria Pascal.

A primeira leitura relata-nos a actividade dos Apóstolos, movidos pelo Espírito Santo: “Separai-me Paulo e Barnabé para a missão que os destinei”. Paulo e Barnabé não pertenciam aos Doze. No entanto, foram agregados aos Doze Apóstolos.

A Comunidade Cristã de Jerusalém tinha bem presente Paulo como perseguidor dos cristãos. Barnabé toma a defesa de Paulo. Leva-o consigo aos Apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto Jesus quando ia a caminho de Damasco para perseguir os cristãos e como na cidade de Damasco ele havia pregado corajosamente o nome de Jesus.

São, pois, estes dois homens que o Espírito Santo escolheu para anunciar entre os pagãos a mensagem de Jesus. É sempre Deus que toma a iniciativa. Até de perseguidores Deus os transforma em entusiastas anunciadores da Boa Nova, como aconteceu com Paulo.

A acção do Espírito Santo é essencial no anúncio de Jesus. Foi a partir do Pentecostes que a Igreja se expandiu por toda a parte com a pregação dos Apóstolos, não só para os judeus, mas também para os gentios. E foi assim que Paulo e Barnabé iniciaram a sua acção missionária em Seleucia, Chipre e Salamina. Na sua pregação, eles tinham bem presentes as palavras do salmo 66 desta quarta-feira: “Que todos os povos Vos louvem ò Deus, que todos os povos Vos louvem.” Este salmo dava-lhes força para que, mesmo no meio de adversidades, nunca desanimassem.

No mundo de hoje, ao meditar neste mundo tão paganizado, tão materialista, temos a certeza de que Deus não nos abandona, porque Ele quer que todos se salvem. Pelo Baptismo também nós somos escolhidos pelo Espírito Santo a evangelizar, a anunciar  Jesus Cristo.

No Evangelho Jesus diz-nos que Ele é a Luz. Quem acredita n’Ele não anda nas trevas.

Neste tempo de contenção em que somos obrigados a permanecer mais tempo em casa, ofereçamos ao Senhor todas as nossas limitações e peçamos-lhE que dê a cada um de nós o entusiasmo que tiveram os Apóstolos, particularmente Barnabé e Paulo.

Bom dia para todos. Que Deus nos abençoe.

Padre Manuel Ramalho

06 de Maio de 2020