Igreja em Rede: Quinta-feira da IV Semana da Páscoa – “Quem recebe aquele a quem Eu enviar é a Mim que recebe” (Jo 13, 16-20)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quinta-feira da IV Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Manuel Silva, Pároco de Santiago, Sesimbra

Ouvimos hoje uma Catequese de S. Paulo na sinagoga de Antioquia. Notemos como ele conta com precisão a história da salvação, desde a saída do Egipto (a primeira Páscoa).

Mais tarde havia de escrever aos Tessalonicenses: “A Palavra de Deus habita em vós com abundância, para com ela vos exortardes uns aos outros”.00

Também S. Jerónimo escreveu que ignorar as Escrituras é ignorar Cristo.

Cultivemos a amor à Palavra de Deus e à sua leitura frequente.

O Evangelho recorda-nos parte do discurso de Jesus após o lava-pés: “O Servo não é maior que o seu Senhor nem o enviado maior daquele que o enviou. Sereis felizes se o puserdes em prática”.

E quando os filhos de Zebedeu lhe pediram um lugar à Sua direita e à Sua esquerda no Reino respondeu que “quem quiser tornar-se grande, será o vosso servo e quem quiser ser o primeiro, será o escravo de todos”.

Há-de ser assim na Igreja, pela humildade. Mostrar a autoridade. Aprendamos a ver e a escolher assim os Ministros sagrados, enviados de Jesus.

Padre Manuel Silva

07 de Maio de 2020