Rezar em família! Proposta do Movimento da Mensagem de Fátima para a segunda semana do mês de Maria, com a reflexão dos Mistérios Luminosos.
- O Batismo no Jordão
- A auto-revelação nas bodas de Caná
- O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão
- A Transfiguração
- A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.
Os mistérios Luminosos, também chamados mistérios da Luz, que foram incluídos por São João Paulo II em 2002, ajudam-nos a meditar, respectivamente sobre:
– A graça de ser cheio do Espírito Santo: humildemente Jesus pediu a João que o baptizasse. Os céus se abriram e o Espirito Santo desceu sobre Ele…o Pai consagra o Filho, O glorifica. “A vida do batizado é a vida de Cristo em si” e assim queiramos consentir completamente o que Deus quer ver em nós.
– A graça de Deus para as famílias: Maria incentivou Jesus a interceder pelos anfitriões da festa. Depositou n’Ele a sua confiança e encorajou-o a revelar-se. Tal como Maria, aceitar a vontade de Deus, confiar n’Ele, Deus ouve as nossas preces, nos ajuda, nos socorre, nos consola, nos salva.
– A graça de viver e anunciar o Evangelho: pela fé demonstrada Jesus curou muitos “doentes”, muitos foram convertidos pela misericórdia e o amor gratuito de Deus. É uma bênção viver o amor de Deus e levá-lo aos outros mesmo apenas sendo amor na nossa forma de estar e nos nossos actos.
– A graça configurar-se a Jesus: “Escutai-O”, “Fazei tudo o que Ele vos disser”… Jesus não nos deixa ficar mal, o Seu amor tão grande é a nossa força e salvação. Então, como não nos deixarmos moldar e transformar?
– A graça de um coração adorador: e que exemplo mais próximo e mais puro podemos ter senão o do pequeno Francisco? A Eucaristia instituída por Jesus na véspera de Sua Paixão,ao tornar-se alimento dos fiéis, estava muito clara nesta criança. Francisco adorava Jesus, queria consolá-Lo a todo o instante, mas sabia que o culminar de proximidade com Jesus na terra seria receber a Santa Comunhão. Uma criança, pura, preocupada mas com um Amor a “Jesus escondido”.
A reflexão destes mistérios aquecem-nos o peito como se tivéssemos sido insuflados com um fogo que não queima, deixando a vontade de estar mais perto de Deus, de receber o seu Santo Espírito, de deixarmo-nos moldar à Sua graça e sermos imitadores de Seu Filho. Mas mais uma vez, esta vivência começa em nós e nas nossas casas.
Na meditação do terço esta semana, tenhamos presente nas nossas intenções as graças que reflectimos!
Proposta:
- Elaboração da segunda dezena do Terço;
- Durante a semana, participar num momento de Adoração Eucaristica (Canção Nova)
Em maio, mês de Maria, o Movimento da Mensagem de Fátima apresenta desafios semanais para viver estes tempos de provação e maior isolamento social com Nossa Senhora.