comprehensive-camels

Sugestões da Semana: Virgem Maria, “olhar de amor” – 10 a 16 de maio de 2020

20200423-sugestoes-04.18-banner

Desafiada a pensar o tema da Virgem Maria nos ambientes digitais, a Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal apresenta sugestões para estes dias, centradas na figura da Virgem Maria. Um livro, um filme, uma música, um recurso digital, uma atividade e um desafio para viver com fé os dias de isolamento. 

São propostas simples as que apresentamos, pensando na falta de tempo que as famílias por estes dias sentem, entre os afazeres domésticos, escolares, profissionais e familiares. Por isso, sem pretensões de maior, queremos proporcionar que todo aquele que individualmente, em casal ou em família queira meditar a figura da Virgem do Rosário de Fátima, possa sem dificuldade ao longo deste mês retribuir este olhar de Amor que do Céu nos vem.

Beleza de Nossa Senhora, do Padre Gabriel Maria Roschini

Este opúsculo do Padre Gabriel Maria Roschini, sacerdote da Ordem dos Servos de Maria (+1977), um dos mais importantes mariólogos do século XX e fundador da Faculdade Teológica Marianum, em Roma, está associado a uma profecia do Novo Testamento que só terá sua plena realização quando chegar o fim dos tempos, em que todas as gerações devem proclamar a Virgem Maria como Bendita (Lc 1,48).

Este aspecto, salientado na bem-aventurança de Nossa Senhora consiste na sua beleza, seja interior, seja exterior. Tudo que Ela recebeu, recebeu-o por causa de Cristo. As maravilhas que o Senhor operou n’Ela, operou-as em razão da maternidade divina. Devido à proximidade com esse insondável mistério de amor, que a Virgem Maria tem uma “dignidade quase infinita” como ensina o Doutor Angélico. Pode descarregar o ebook aqui.

Duns Scoto, de Fernando Muraca (2010)

“Duns Scoto” é o título de um interessante filme lançado em 2010, que venceu a edição de 2011 do festival de cinema católico de Roma “Mirabile Dictu”, patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Cultura. De origem italiana, o filme foi produzido pelos Frades Franciscanos da Imaculada e realizado por Fernando Muraca. Com uma bela fotografia, rodado na Abadia de Santa Maria di Valdiponte in Corbiniano, na região da Úmbria (centro de Itália), apresenta-nos uma figura pouco conhecida pela generalidade dos católicos: o Beato Duns Scoto. Beatificado por São João Paulo II em 1993, o contributo deste frade filósofo e teólogo medieval, nascido na Escócia, é considerado decisivo na formulação do pensamento da Igreja sobre a Imaculada Conceição, dogma este que 550 anos depois viria a ser declarado pelo Papa Pio IX com a Bula “Ineffabilis Deus” (8 de Dezembro de 1854).

Este filme oferece-nos, pois, a agradável oportunidade de conhecermos não só a figura daquele que ficou para a história como “doutor e campeão da Imaculada”, como também o essencial da argumentação que sustenta o dogma de fé da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O filme encontra-se disponível para visionamento aqui, dobrado em português do Brasil, e aqui, dobrado em castelhano.

Magnificat a três vozes – H. 73, de Marc-Antoine Charpentier

No cântico do Magnificat (Lc 1, 46-56) encontramos algumas das poucas palavras, mas cheias de densidade, que o Evangelho nos diz que brotaram dos lábios de Nossa Senhora. Ao longo dos séculos, inúmeros artistas e compositores musicais procuraram exprimir nas suas obras o louvor, a gratidão, a esperança e a fé que, conforme nos mostra São Lucas, habitavam o coração da Virgem Maria ao cantar este cântico. Entre eles encontra-se o compositor francês Marc-Antoine Charpentier (1643-1704), que compôs dez peças em torno do Magnificat.

A sugestão que trazemos é precisamente a escuta de uma dessas peças, o “Magnificat a três vozes – H. 73”, composto entre 1670 e 1672. 
A Igreja canta diariamente o Magnificat na oração de Vésperas, quando o dia termina e a luz declina. Deste modo, ela une a sua voz à voz da Santa Virgem de Nazaré para louvar e agradecer ao seu Senhor, o Sol que não tem ocaso, toda a graça e todo bem por Ele concedido ao mundo em cada dia. Nesta peça barroca de Charpentier, as três vozes (contra-tenor, tenor e baixo) como que ecoam todo esse tributo do Povo de Deus a cada uma das três Pessoas da Santíssima Trindade: desdobrando-se em contrapontos e entrelaçando-se, para se unirem em harmonia, elas culminam exultantes na doxologia e no amén finais, numa declaração do que é o desejo e a meta deste Povo caminhante, acompanhado pela Virgem Maria: a Pátria Eterna.

Propomos que a escuta atenta desta bela peça musical aqui.

Doze visitas virtuais a Museus com a Agência Ecclesia

A propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril em 2020 subordinado ao tema “Património Partilhado – Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”, a Agência Ecclesia assinala esse dia, com 12 visitas virtuais promovidas por templos e museus, em momentos de reportagem anteriormente realizados.

De forma particular, destacamos a visita à capela da Imaculada, em Braga, cujo programa foi emitido a 24 de março de 2016 e que pode ver aqui. Pode consultar as 12 propostas aqui.

Visitar o Vaticano… à distância

Propomos uma saída de casa sem pôr os pés na rua. Uma visita virtual ao Vaticano, começando pela Pietà de Miguel Ângelo, fotografada por Robert Hupka, aqui e prosseguindo para o Museus do Vaticano, num tour a 360º, a que se pode aceder por aqui.

Para quem conhece estes espaços de profunda cultura e maestria, é uma oportunidade de estar com “velhos amigos”. Para quem não teve ainda essa graça, é uma oportunidade para se deixar levar, até a oportunidade surgir.

“Maio, que contas”

Deixamos como desafio a iniciativa “Maio, que contas?”, lançado pelas irmãs da Aliança de Santa Maria, nas palavras da Ir. Natália Rocha: “Trata-se de uma dinâmica de oração familiar, para ser vivida nas nossas casas no seio de cada família, “com Maria, mãe de Jesus” (cf. Act 1, 14). Esta dinâmica será composta por cinco semanas, a semana de preparação e as quatro semanas que constituem o mês de maio. A cada domingo lançaremos no nosso site três diferentes subsídios de apoio à dinâmica, correspondentes a três momentos que propomos a cada família.” Aceda ao site aqui.

 

Partilhe nas redes sociais!
09 de Maio de 2020