comprehensive-camels

Diocese de Setúbal unida a Fátima a 12 e 13 de maio

Print

Num maio diferente, paróquias propõem iniciativas marianas e dinâmicas alternativas para chegar, “no coração”, à Cova de Iria.

Em maio, milhares de portugueses rumam habitualmente a Fátima para participar na celebração aniversária que evoca a primeira aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, aos três Pastorinhos, em maio de 1917. Este ano , em contexto da situação de pandemia, as celebrações não contarão com a presença de peregrinos que, por força das circunstâncias, devem permanecer em casa.

O Santuário de Fátima, bem como várias paróquias da Diocese de Setúbal promovem nestes dias momentos de oração e celebração diversos, alguns deles com transmissão em direto através da internet.

Apela-se mais uma vez para que os atos piedosos dos crentes sejam feitos a partir de casa, sem aglomeração de pessoas. Seja “peregrino no coração” e acompanhe as propostas marianas sugeridas para este maio diferente.

 

Santuário de Fátima: acompanhe as celebrações

“Os peregrinos vão ser os ausentes mais presentes neste 12 e 13 de maio porque não podem estar fisicamente presentes, é verdade, mas tê-los-emos presentes em toda a celebração e oração”, disse o padre Carlos Cabecinha, reitor do Santuário de Fátima em entrevista à Agência Ecclesia.

Os peregrinos de Fátima podem acompanhar as celebrações através dos meios de comunicação social e digital, nomeadamente através da RTP 1, da TVI, da Rádio Renascença, do canal de youtube do Santuário, em www.fatima.pt ou na página de facebook do Santuário.

De acordo com o Santuário de Fátima, “as celebrações, sem a presença física de peregrinos e apenas com a presença das pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos, começam no dia 12, às 21h30, com o Lucernário, na Capelinha das Aparições; segue-se a oração do Rosário e Procissão de Velas, num trajeto mais curto até ao Altar do Recinto. Aí haverá uma celebração da Palavra, regressando depois a Imagem de Nossa Senhora à Capelinha das Aparições”.

“No dia 13, a habitual oração do Rosário começa às 9h00, na Capelinha das Aparições e às 10h00 será celebrada a Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. As celebrações terminam com a Procissão do Adeus.”

 

“Fátima da minha janela”

Na Diocese de Setúbal, muitos lares serão “capelinhas” de oração em comunhão com a Capelinha das Aparições, na Cova de Iria. Para assinalar este momento, pede-se que em todas as casas se acenda uma vela no dia 12 de maio, à noite, e que a mesma seja colocada nas janelas, como sinal visível de presença cristã nos nossos lares.

Na mesma linha, partilhe connosco fotografias das iniciativas marianas que se realizem na sua Paróquia e que pode fotografar sem sair de casa. Envie-nos, por favor, para comunicacao@diocese-setubal.pt, indicando nome e paróquia.

 

Iniciativas Marianas nas Paróquias

VIGARARIA DE ALMADA

No dia 12 de maio, pelas 21 horas, um veículo com o andor de Nossa Senhora de Fátima vai percorrer as principais ruas de Almada. Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal são algumas das zonas percorridas, num percurso em marcha lenta que termina no Santuário de Cristo Rei (consulte aqui o percurso integral).

A iniciativa, que tem como nome “Nossa Senhora de Fátima vem ao nosso encontro”, tem como objetivo “cantar, rezar e meditar” com as pessoas que devem acompanhar a partir das suas casas. A imagem de Nossa Senhora será acompanhada pelo Padre José Pinheiro, pelo Padre Carlos Filipe, pelo Padre Marco Luís e pelo Padre Quintino Trinchete que irão dinamizar a oração, que por sua vez contará com transmissão pelas páginas de facebook da Paróquia de Cova da Piedade e do Santuário do Cristo Rei, para que todos possam acompanhar, na impossibilidade do cortejo passar em todas as ruas.

Também o Externato Frei Luís de Sousa convidou a comunidade escolar a rezar o terço no dia 13 de maio, pelas 17 horas, com emissão em direto na página de Facebook, a partir da capela do colégio. Ao longo do mês de maio, o estabelecimento de ensino tem promovido a ação “Uma Avé Maria por dia” através do canal de Youtube.

 

VIGARARIA DO BARREIRO/MOITA

As Paróquias de Santo André e Alhos Vedros promovem a ação de oração “10 minutos com Maria”, abrindo as Igrejas para um breve momento de oração pessoal.

Na Igreja de Santo André, a Igreja estará aberta na terça-feira, dia 12 de maio, das 18h00 às 20h00 e na quarta-feira, dia 13 de maio, das 18h00 às 20h00. Já na Igreja de Alhos Vedros abertura decorre terça-feira, dia 12 de maio, das 15h00 às 17h00 e na quarta-feira, dia 13 de maio, das 16h00 às 18h00.

No dia 12 de maio, pelas 17h00, será transmitida a oração do terço na página de Facebook da Paróquia de Alhos Vedros. No dia 13 será feita a mesma transmissão, mas pelas 21 horas.

Por razões de segurança, a permanência no interior dos templos não deverá ser superior a 10 minutos, estando limitada a uma lotação de 10 pessoas. É obrigatório o uso de máscara e manter as distâncias de segurança recomendadas pelas autoridades.

Na Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, Paróquia de Santa Cruz, foi içada a bandeira de Nossa Senhora do Rosário, no adro da Igreja, como modo de evocação da Virgem Maria neste mês que lhe é especialmente dedicado.

 

VIGARARIA DA CAPARICA

As Paróquias de Vila Nova de Caparica, Sobreda e Vale Figueira estão a dinamizar através do facebook um conjunto de catequeses sobre a mensagem de Fátima com o título “Três passos para ti”. A primeira catequese foi sobre Santa Jacinta Marto, no dia 10 de maio. A 11 de maio está prevista uma catequese sobre São Franscisco Marto, a dia 12 sobre Lúcia, todas dinamizadas pelo padre jesuíta Dário Pedroso. Dia 13 de maio terá lugar a última catequese, sobre Nossa Senhora de Fátima, proferida pelo padre Tiago Ribeiro Pinto. As catequeses estão sempre agendadas para as 21h30.

 

VIGARARIA DO SEIXAL

A Paróquia de Arrentela, que está a realizar uma novena em honra de Nossa Senhora de Fátima desde 4 de maio, vai promover uma procissão com a imagem da invocação mariana pelas ruas da pelas ruas da Paróquia, apenas com a imagem sob um automóvel e sem a presença de fiéis. O momento está agendado para dia 12 maio pelas 21 horas.

A celebração eucarística terá lugar dia 13 de maio pelas 11 horas. A oração do terço realiza-se todos os dias às 19 horas e o terço da Misericórdia às 15 horas. Todas as atividades serão transmitidas pelas páginas de Facebook da Paróquia de Arrentela e da Aliança de Misericórdia Portugal.

Nas Paróquias de Fernão Ferro e Pinhal de Frades, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passará pelas ruas das duas localidades, convidando os moradores à oração do terço. A passagem da imagem está agendada para dia 12 de maio na Paróquia de Pinhal de Frades e para dia 13 de maio na Paróquia de Fernão Ferro, sempre entre as 21h e as 22h.

 

VIGARARIA DE PALMELA/SESIMBRA

A Paróquia de Quinta do Conde promove uma procissão automóvel no dia 13 de maio, pelas 21 horas, começando na Igreja de Nossa Senhora da Esperança e terminando na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água. (Consultar o percurso aqui).

“Todos podemos participar nas nossas viaturas rezando e cantando a Nossa Senhora”, refere o Pároco, padre Carlos Russo, em nota informativa publicada nas redes sociais., lembrando que não será possível acompanhar a procissão a pé. O Pároco pede ainda para que os paroquianos coloquem velas e outros símbolos alusivos a Fátima nas janelas.

As Paróquias de Azeitão estão a realizar uma Peregrinação a Fátima Virtual desde dia 7 de maio, que conta para já com 70 peregrinos inscritos. Tal como a peregrinação a pé, esta peregrinação virtual tem ao longo dos dias diversos momentos fazendo memória de peregrinações anteriores, momentos de oração e de reflexão. O lema escolhido para a peregrinação virtual é #em2020vamostodosna carrinha, numa alusão à carrinha que acompanha a peregrinação a pé.

 

VIGARARIA DE SETÚBAL

A Quasi-Paróquia do Imaculado Coração de Maria está a organizar uma procissão em honra e agradecimento de Nossa Senhora no dia 12 de maio pelas 21 horas. Reforçando a recomendação para ficar em casa, a Quasi-Paróquia pede para “enfeitar as varandas e janelas” de casa para receber a Senhora do Rosário de Fátima. “Acenda uma vela e reze connosco”, convidam. (Consulte aqui o programa integral)

 

JM

Partilhe nas redes sociais!
11 de Maio de 2020