Igreja em Rede: Segunda-feira da V Semana da Páscoa – “O Paráclito que o Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas” (Jo 14, 21-26)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Segunda-feira da V Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Quintino Trinchete, Pároco de Cacilhas

A liturgia da Palavra de hoje coloca o Apóstolo Paulo e Barnabé, que fogem da lapidação, a refugiarem-se nas cidades de Licaónia. Expulsos, perseguidos, continuam o anúncio do Evangelho. Aqui chegados fazem uma cura de um homem que lhe vai trazer dissabores, confundindo-os com os deuses. Paulo pronuncia o kerygma fazendo referência à Criação, à generosidade e à Bondade de Deus e a um claro convite à Conversão.

Paulo posiciona-se num contínuo anúncio do Evangelho como fundamento e razão da sua viagem apostólica. A generosidade de Paulo e abertura ao Espírito Santo irão ser os eixos axiais de toda a sua viagem apostólica. Convite à conversão, muitas vezes dito e vivenciado por Paulo, são marcas do seu apostolado, nem sempre entendido, mas frutuoso em palavras e obras.

O Evangelho por sua vez faz referência ao Amor manifestado no cumprimento dos seus mandamentos nascidos do coração Amoroso do Pai do Céu. Na medida em que cumprimos os mandamentos, Deus torna-se mais próximo de cada um de nós. Seremos mais libertos e conhecedores de nós mesmos na medida em que nos abrirmos ao Pai do Céu.

Neste mês de Maria, nossa Mãe e Consoladora dos Aflitos nos proteja desta calamidade e nos aproxime mais do Amor Misericordioso do Pai do Céu.

Padre Quintino Trinchete

11 de Maio de 2020