“Fátima da minha janela”: paróquias, famílias e grupos ecclesiais assinalam 13 de maio à distância

20200514-fatima-da-minha-janela-Quinta do Conde (2)-banner

Orações em casa, peregrinações virtuais, procissões ao longe e velas nas janelas: a celebração aniversária da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos em Fátima foi vivida de diferentes formas num tempo em que a pandemia ainda impede os fiéis de celebrar a sua fé em coletivo.

Numa Diocese com forte devoção mariana, muitas foram as paróquias e famílias que se mobilizaram, à distância, para marcar o tradicional 13 de maio, este ano vivido de forma atípica pela impossibilidade de aglomeração de pessoas e por estar interdito o acesso ao Santuário de Fátima.

O Padre Rui Simão, Pároco de Pinhal de Frades e Fernão Ferro, tem testemunhado muitas manifestações de fé ao percorrer as ruas das duas localidades com a imagem de Nossa Senhora.

“A maior experiência de fé que vi foi ontem, no dia 12, uma vez que o Santuário de Fátima desafiou todas as pessoas a acenderem uma vela nas suas casas, nas suas janelas” refere o presbítero, em declarações à Agência Ecclesia.

Aos domingos de maio, assim como nos dias 12 e 13, entre as 21h e as 22h, a imagem de Nossa Senhora tem passado pelas ruas, convidando os paroquianos à oração do terço.

“Há muito este desejo de sentir esta proximidade de Nossa Senhora através deste evento. São sete dias em que Nossa Senhora está a ir não apenas aquilo que eram os trajetos habituais das procissões, mas às periferias para conseguir chegar à maior parte das pessoas”, explicou o padre Rui Simão, lembrando que no domingo de Páscoa percorreu as ruas das duas paróquias “com uma cruz florida” e esta iniciativa mariana surgiu dessa adesão.

Muitas outras paróquias realizaram procissões nestes dias, sem a habitual multidão: a Paróquia da Anunciada e a Quasi-Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Setúbal; as Paróquias de Almada em articulação com o Santuário do Cristo Rei; a Paróquia de Miratejo-Feijó; a Paróquia da Aldeia de Paio Pires e a Paróquia de Arrentela, no Seixal; as Paróquias de Vila Nova de Caparica, Sobreda e Vale Figueira, na vigararia da Caparica.

Na Quinta do Conde, os fiéis saíram à rua, com o conhecimento e supervisão das autoridades locais: de modo a manter o distanciamento social e evitar qualquer foco de contágio, a procissão foi realizada em automóveis, que percorreram as mais significativas artérias da vila.

O Pároco, o Padre Carlos Russo, começou a pensar, com a evolução da pandemia, que maio “iria ser um mês sem peregrinar até junto da Senhora, contudo ela tudo proporcionou. Senti a alegria de estar na Cova de Iria.”

A procissão, que começou na Igreja de Nossa Senhora da Esperança e terminou na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, contou com a participação de cerca de 80 automóveis, com muitas dezenas de pessoas nas janelas e varandas a rezar, ajoelhando-se na presença da imagem da Senhora de Fátima.

As Paróquias de Alhos Vedros e Santo André, no Barreiro, realizaram momentos de oração individual nos templos, respeitando as normas de segurança e distanciamento social. Também a Paróquia da Comporta, realizou um momento de oração e adoração na Capela de Nossa Senhora da Saúde.

Fátima na Igreja Doméstica e em comunidade

Muitas famílias uniram-se em oração a partir das suas casas. A pedido do Santuário de Fátima, muito colocaram uma vela na janela em sinal de comunhão e partilha, exortando a intercessão de Nossa Senhora pelo fim da doença e pelo amparo das pessoas atingidas pela pandemia.

Residentes na Paróquia de Santa Cruz, o casal Leandro e Andressa tem procurado viver em Igreja doméstica na sua casa, aproveitando o tempo que lhes é dado em família do melhor modo. “Estamos tendo a oportunidade de dar aos nossos filhos, todo o carinho, atenção, amor e ensino das práticas cristãs, vivendo com eles no amor de Deus.”

“Deus tem se revelado nos mais diversos modos aqui em casa” confessa o casal para quem a quarentena os aproximou de Deus. “Fez-nos enxergar que Ele nos ama, que faz tudo por nós, não nos abandona, se fez presente ontem, se faz presente hoje e se fará presente por toda a eternidade, pelos séculos dos séculos.”

Também vários grupos eclesiais promoveram as suas dinâmicas de oração e caminhada. É o caso do grupo de peregrinos da Paróquia de Azeitão que promoveu uma peregrinação virtual. “Tal como a peregrinação a pé, esta peregrinação virtual teve ao longo destes dias diversos momentos fazendo memória de peregrinações anteriores, momentos de oração e de reflexão. Este ano o tema centrou-se na partilha da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Sacramento da Caridade” explica Inês Castro, paroquiana de Azeitão.

Mas também este foi um momento para refletir e aprofundar a Mensagem de Fátima. As Paróquias de Vila Nova de Caparica, Sobreda e Vale Figueira dinamizaram pelas redes sociais as catequeses “Três passos até Ti” sobre os Pastorinhos e Nossa Senhora. O Grupo de Jovens “MissionArte” propôs aos seus seguidores uma peregrinação virtual com Maria, com três momentos de oração e partilha.

A Senhora de Fátima veio ao nosso encontro. Em cada casa, paróquia e família. O Agrupamento de Escuteiros 690 cantou-o e rezou-o, consagrando-se à Nossa Senhora, Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa mãe.

JM

14 de Maio de 2020