Igreja em Rede: Sexta-feira da V Semana da Páscoa – “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros” (Jo 15, 12-17)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sexta-feira da V Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Clemilson Bernardes, Pároco ‘in solidum’ de Corroios e Vale de Milhaços

Em tempos de Pandemia como falar de amor, enquanto doação de si para o outro?

“Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a sua vida pelos amigos”. Jesus não se refere ao amor como algo sentimental ou sentimentalista, como vemos nas redes sociais: muito pelo contrário, Jesus refere-se ao amor como algo concreto e palpável que atinge os seres.

Gosto de usar o exemplo das receitas de culinária para as quais muitos de nós passamos uma parte de nosso tempo a olhar e a imaginar fazer: aquele bolo suculento que causa “água na boca” ou até mesmo aquele pão quentinho que fumega. Mas podemos optar, apenas, por olhar para a receita, partilhá-la com os milhares de seguidores que temos, que por sua vez vão fazendo o mesmo. Também temos outra opção: aventurarmo-nos em fazê-las, ser audaciosos, correr o risco de numa primeira vez não correr muito bem, pois os grandes cozinheiros só se tonaram grandes depois de muito experimentos e sem medo de queimar ou de não ficar muito bem cozido.

Assim é o Mestre quando nos convida a vivenciar O AMOR, pois “amar é urgente”. Somente olhar, comover-se, dar likes e partilhar notícias nas redes sociais e na TV não muda nada! O que cura o mundo é nossa atitude, pois o Mestre ao longo da sua vida terrena, demostrou o amor do Pai para com a humanidade: Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu Pai” (Jo 15, 15). Fazer-se amigo e irmão é o desafio que o Senhor nos faz neste dia, no qual somos chamados a sair do campo do medo e a colocar-nos como construtores do Reino de Deus.

Por fim, concluo com as palavras do Papa Francisco, na Vigília da JMJ 2016 “nós não viemos ao mundo (…) para fazer da vida um sofá que nos ajude a dormir, mas o oposto: viemos para fazer a diferença. (…) Deus espera algo de ti. Deus quer algo que venha de ti. Deus está à espera de ti. Ele quer que as tuas mãos continuem a construir o mundo de hoje”.

Padre Clemilson Bernardes

15 de Maio de 2020