Mensagem de Fátima: Rezar em família os Mistérios Dolorosos!

20200515-terço

Rezar em família! Proposta do Movimento da Mensagem de Fátima para a terceira semana do mês de Maria, com a reflexão dos Mistérios Dolorosos.

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras
  2. A Flagelação do Senhor
  3. A Coroação de espinhos
  4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz
  5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.

Os Mistérios Dolorosos ajudam-nos a meditar, respectivamente sobre:

– A detestação dos pecados: Jesus penitenciou-se pelo pecado do Homem. Devemos também ter essa consciência do pecado cometido e determinarmo-nos em corrigir os maus costumes, penitenciarmo-nos e convertermo-nos a Deus de todo o nosso coração. De lembrar a “nossa” Santa Jacinta, tão pequena mas de um amor sem fim a Deus e ao próximo. Compreendeu o pecado neste mundo e ela própria se penitenciava por esse pecado e pela conversão dos pecadores.
– A mortificação da carne: Àquele que se entregou pelo pecado do homem, foi infligida muita dor, algo a inimaginável aos nossos olhos. Esse é o nosso desafio: mergulhar e lançarmo-nos numa vida de completa renúncia do pecado, buscando a santidade diariamente. E não pelas nossas forças mas sim pela força do Espírito Santo. A nossa força em muito depende da nossa “carne”/corpo e sentidos mas é pelo Espírito que alcançamos a salvação: a sobreposição ao terreno!
– A mortificação do orgulho: aclamado como um rei, deram-lhe uma coroa, mas de espinhos… uma vez mais Jesus aceitou, por amor a todos. Não era Ele que queria que lhe chamassem “rei” mas coroaram-no da pior forma. A nossa forma de viver, de estar, de ser, despoleta sentimentos nos outros que podem não ser os mais desejáveis. Tal como Jesus nos continua a mostrar na Sua Paixão, saibamos ser humildes e pacientes.
– A paciência nas tribulações: “Jesus carregou-nos a todos na sua cruz e, sobre ela morreu para expiar os nossos pecados”. Nas tribulações temos a oportunidade de experimentar o poder do Espírito Santo, que nos é concedido para termos alegria e paz em meio aos nossos sofrimentos. Na aflição, suportando as injustiças, perseguições e dor, temos a certeza que confiando no Senhor, com o Seu amor, caminhamos para a Salvação. Isso faz-nos, na adversidade, sentir alguma leveza nas circunstâncias mais adversas.
– A mortificação do espírito: Jesus expirou após proferir ‘‘Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito’’. Ele nos abriu as portas do Céu para a santidade. Precisamos mortificar-nos a fim de pormos em ordem os nossos afetos e dirigirmos a nossa vida ao seu único e último fim: a glória a Deus. Por isso, o motivo principal da nossa mortificação não deve ser outro senão dispor o nosso coração, matando nele o que há de egoísmo e apego às criaturas, para amar o verdadeiro Amor.

A reflexão destes mistérios remetem-nos para a dor e o sofrimento experienciados por Jesus na Sua Paixão, e nesse caminho ainda nos ensina a sermos humildes, pacientes… Ele abriu-nos a porta do céu, entregou-se por nós e este é o convite que nos faz: a segui-Lo, a ser como ele, a sofrer, a ser paciente, a confiarmos no Santo Espírito, a não cedermos à tentação do corpo e do sentidos e descobrirmos o amor ao próximo, sofrendo pelo outro, pedindo a conversão por todos. Ao nos entregarmos a Deus, ao depositarmos nele a nossa vida, aceitando a Sua vontade, conseguimos viver em paz, encontrar a alegria e o verdadeiro Amor.
Na meditação do terço esta semana, tenhamos presente nas nossas orações a conversão dos pecadores e do mundo!

Proposta:

Em maio, mês de Maria, o Movimento da Mensagem de Fátima apresenta desafios semanais para viver estes tempos de provação e maior isolamento social com Nossa Senhora.

Mensagem de Fátima: “Maria, o Rosário e a Paz”

Mensagem de Fátima: Rezar em família os Mistérios Luminosos!

16 de Maio de 2020