comprehensive-camels

Sugestões da Semana: “Laudato Si e o cuidado da Casa Comum” – 17 a 23 de maio de 2020

20200423-sugestoes-04.18-banner

De 16 a 24 de maio celebra-se a Semana Laudato Si para marcar os cinco anos da publicação da Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum, sobre mudanças climáticas e ecologia. Enquadrada e inspirada pela Encíclica, a presença regional do Corpo Nacional de Escutas apresenta as sugestões desta semana. Um livro, um filme, uma música, um recurso digital, uma atividade e um desafio para viver com fé os dias de isolamento. 

Nesta encíclica é feito um apelo à mudança em cada um de nós, e consequentemente, do mundo inteiro, através de uma intenção de unificação global para combater os flagelos que assolam a nossa “casa comum”, particularmente, a degradação ambiental e as alterações climáticas.

E tal combate deverá responsabilizar-nos a todos, desde os responsáveis políticos e económicos, às comunidades científicas, religiosas e ambientais, aos grupos económicos e de comunicação social, não descurando, ainda, cada cidadão deste mundo a que chamamos Terra. Todos somos chamados a esta causa!

No atual panorama e contexto de combate à pandemia, fomos forçados ao confinamento e ao distanciamento social. As nossas cidades, vilas e aldeias transformaram-se em lugares “fantasma”, onde a circulação de pessoas e veículos se tornou uma quase raridade. O consumo de recursos naturais baixou – destacando-se claramente o petróleo! – e todos nós reaprendemos a valorizar outros fatores nas nossas vidas e a pensar como somos frágeis perante um inimigo invisível.

Os chamados profissionais da “linha da frente” emergiram como os heróis destes dias. São eles que garantem os cuidados de saúde para quem se tenha tornado hospedeiro do COVID 19. Mas para além deles, a sociedade continua – porque assim mesmo tem de ser – a sua atividade “normal”. A questão é que essa normalidade passou a ser feita de outra forma: a comunidade passou a agir e interagir entre si valorizando outros critérios de vida, outros valores de relacionamento, e outros interesses.

Não estaremos todos, inconscientemente, a caminhar para melhorar a nossa “casa comum”? Não poderemos aproveitar este tempo, parando para pensar que boas práticas e ensinamentos ambientais estaremos a promover?

Não nos caberá a responsabilidade, assim que esta pandemia deixe de ser uma contínua dor de cabeça nas nossas vidas, de zelar para que não seja esquecido o que vivemos nestes meses, aquilo que fizemos e que contribuiu para o bem-estar comum da comunidade?

Neste contexto, respondendo ao desafio que nos foi dirigido, deixamos as nossas sugestões para explorar aquilo que a Encíclica “Laudato Si” nos alerta. Individualmente ou em família, esperamos que este contributo permita despertar, em cada um de nós, a vontade de proteção das maravilhas da nossa “casa comum”, que Deus nosso Senhor nos deixou para habitar.

Querida Amazónia, do Papa Francisco

A exortação apostólica Querida Amazónia resulta da leitura do Sínodo dos bispos dedicado à Amazónia que aconteceu em outubro passado no Vaticano. O documento é uma declaração de amor à Amazónia, como escreve Andrea Tornielli, diretor de comunicação do Vaticano, no seu editorial, que aponta claramente no sentido de uma maior aproximação da Igreja naquele local às raízes amazónicas e a uma maior preponderância formal, designada pela Igreja local, dos leigos e das mulheres nas comunidades.

A exortação está cheia de citações poéticas sobre a beleza da Amazónia, e termina com um apelo a um esforço ecuménico no sentido de defender esta zona do planeta. «Tudo isto nos une. Como não lutar juntos? Como não rezar juntos e trabalhar lado a lado para defender os pobres da Amazónia, mostrar o rosto santo do Senhor e cuidar da sua obra criadora?»

 

“Escuteiro Global”, de Frank Opie

Um Escutismo para a natureza e o ambiente. O livro destina-se aos chefes de escuteiros de todo o mundo. Apresenta aspetos do pensamento escutista e também diferentes pontos de vista sobre a educação para o desenvolvimento e ambiente, num único texto.

“The Green Mile”, de Frank Darabont (1999)

“The Green Mile” é um filme de 1999, adaptado ao cinema com base no livro, com o mesmo nome, de Stephen King, de 1996. A história de um prisioneiro, condenado à morte, poderia ser “apenas” mais uma história sobre a pena de morte. Contudo, o guarda que tem a responsabilidade de acompanhar este prisioneiro nos seus últimos dias de vida, acaba por se tornar um verdadeiro companheiro, que irá lutar por defender a inocência deste homem.

Uma história para acreditarmos nos outros, para acreditarmos que apenas em conjunto, e muitas vezes com o auxílio de quem menos podemos esperar, será possível fazer justiça e alcançar objetivos comuns.

 

“WALL-E”, de Andrew Stanton (2008)

WALL·E é um filme de animação americano de 2008 produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Andrew Stanton. A história segue um robô chamado WALL·E, criado no ano de 2100 para limpar a Terra coberta por lixo. Ele apaixona-se por um outro robô, chamado EVA, que tem a missão de encontrar pelo menos uma planta na superfície do planeta Terra. WALL-E segue EVA para o espaço numa aventura que irá mudar o seu destino e o destino da humanidade.

O Sabor da Maçã, de Duarte Rosado, SJ

“Tudo isto me é dado, mesmo sem eu o merecer!/Se não o recebo como dom, nunca o saberei agradecer!” Este é o refrão desta música, que nos apela ao louvor da Criação. Oiça aqui.

Movimento Lixo Zero

A máxima do Lixo Zero é fazer o mínimo de lixo possível, todos os dias. O objetivo desta página (o projeto apenas possui página de Facebook) é partilhar tudo o que se vai aprendendo, assim como inspirar ou encontrar novas pessoas que se queiram juntar a este movimento e criar uma comunidade portuguesa Lixo Zero. Podemos encontrar neste espaço inúmeras dicas para um consumo mais sustentável e uma crescente sensibilização para o enorme problema ambiental do lixo que produzimos.

 

Aula de sensibilização sobre “o Lixo Marinho em tempos de isolamento!”

Atualmente investigadora de pós-doutoramento no Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a Dr.ª Joana Raimundo é formada em Biologia Marinha e o seu trabalho está principalmente centrado nas relações entre exposição, destino e efeitos de contaminantes em organismos marinhos, focando nas respostas e efeitos por meio de alterações bioquímicas ou celulares. O tema diz tudo! Visualize aqui esta bela aula (falada) na nossa linguagem sobre um tema muito atual.

Visitar museus online

Proteger o ambiente e o nosso planeta ganhará maior importância quando percebermos a riqueza da história que temos para trás e tudo o que de belo já existiu e aconteceu entre nós. O que fazemos hoje, e sobretudo o que de bem fazemos ficará também para a história!

Neste contexto, deixamos aqui o convite para a visita online a alguns museus e exposições que consideramos destacar, por nos trazerem ao conhecimento e relembrarem o quão belo é habitar neste planeta!

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais. Os ODS sucedem aos Objetivos do Milénio (ODM), alargando os desa­fios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

O desafio que propomos é o seguinte: aceder ao site dos ODS e definir, para si próprio, boas práticas que possa começar a desenvolver na sua vida (pessoal, familiar, profissional, comunitária) para contribuir para os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável!

Porque só assim garantiremos a vida da nossa “casa comum”!

 

Partilhe nas redes sociais!
16 de Maio de 2020