Cuidar da Casa Comum: rede ecuménica promove iniciativas de consciencialização na Semana “Laudato Si”

Vigília ecuménica de Oração pela Criação

Em resposta ao convite do Papa Francisco para a celebração da Semana Laudato Si’, por ocasião do 5.º aniversário da Encíclica, esta rede promove um conjunto de iniciativas na esfera digital, “procurando aprofundar a consciência e o compromisso no cuidado da casa comum e de todas as criaturas”.

Para além de uma tertúlia online e uma vigília de oração ecuménica, ao longo da semana serão divulgados outros conteúdos no website https://casacomum.pt/ com o objetivo de debater e contribuir para o serviço da Igreja ao cuidado da casa comum.

“Estamos profundamente convictos de que as coisas têm de mudar, queremos mesmo que as coisas mudem e sabemos que o Senhor não nos abandona neste caminho (cf. LS 13). Por isso lhe pedimos que nos sustente neste compromisso com o dom da força e da luz de que necessitamos para prosseguir (cf. LS 245)” refere a organização em nota enviada à Diocese.

Tertúlia on line – terça-feira, 19 de maio, pelas 21h30.

Será iniciada por três curtas exposições em que os oradores não pretendem “arrumar o assunto”, mas antes deixar pistas para uma conversa em que se relacione o cuidado da casa comum com a situação fora dos eixos que vivemos. Para entrar, deverá entrar aqui.

• A origem da pandemia – João Miguel Almeida;
  • Da teologia da maldição a uma teologia do ecocídio – Teresa Bartolomei;
  • Voltar à “normalidade”?! Vejamos antes o que queremos – Rita Veiga.

Vigília ecuménica de oração – quinta-feira, 21 de maio, pelas 21h30.

Preparada em conjunto por membros da rede CCC, das Igrejas Cristãs do Copic e da Aliança Evangélica. Será um tempo simultaneamente dinâmico e de recolhimento, de partilha e fortemente comunitário, em que alternam momentos de inspiração diversa, como seja, oração, cânticos, textos bíblicos e poesia, reflexão, entre outros. O link respectivo será oportunamente divulgado no site.

Para além destes dois eventos on line, a semana será animada com intervenções em vídeo e textos que expressam diversas sensibilidades a esta situação de excepção que a todos surpreendeu.

A rede Cuidar da Casa Comum. A Igreja ao serviço da Ecologia Integral surgiu da iniciativa de várias instituições, organizações, obras e movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs. Surgiu há três com o objetivo de aprofundar e difundar a Encíclica Laudato Si’, acompanhar no espaço eclesial as questões relacionadas com a ecologia integral e promover nas comunidades cristãs uma “conversão ecológica”.

O Papa Francisco convidou toda a Igreja a celebrar a Semana Laudato Si, de 16 a 24 de maio, para marcar os cinco anos da publicação da Encíclica “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum, sobre mudanças climáticas e ecologia.

Sugestões da Semana: “Laudato Si e o cuidado da Casa Comum” – 17 a 23 de maio de 2020

Papa Francisco convida a Igreja a celebrar a Semana “Laudato Si”

18 de Maio de 2020