Igreja em Rede: Quinta-feira da VI Semana da Páscoa – “Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria” (Jo 16, 16-20)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quinta-feira da VI Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre João de Brito, SJ, Quasi-Pároco de São Francisco Xavier de Caparica

No evangelho de hoje, encontramos os discípulos cheios de dúvidas e perplexidade diante das palavras que Jesus lhes vai comunicando neste longo discurso no Cenáculo. De facto, mesmo para nós que hoje podemos ler o Evangelho e escutar as palavras de Jesus à luz da sua morte e ressurreição, as afirmações de Jesus não deixam de ter o seu mistério. Falam do grande mistério que é o próprio Deus e o seu amor por nós, tão diferente de quantos amores temos experimentado na nossa vida.

Estas e outras palavras de Jesus ao longo dos quatro Evangelhos são “palavras de vida eterna”, como disse S. Pedro, que reconhecemos como verdadeiras pelo dom da fé, mas cujo sentido a nossa inteligência nunca esgota. «Não sabemos o que está a dizer», confessam os apóstolos. Nem serão capazes de compreender enquanto não lhes for dado Aquele que recorda quanto o Senhor nos ensinou, o Espírito da verdade que nos faz penetrar nos mistérios de Deus. Assim será connosco. Enquanto procurarmos entender as palavras de Jesus sem a luz do Espírito Santo, esse dom que em breve celebraremos, não conseguiremos mais que ficar à superfície, não conseguiremos sondar as profundidades do mistério de Deus e do seu amor por nós.

Curiosamente, Jesus não responde com uma explicação, mas com uma promessa: «Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria». Para Jesus, é mais importante, neste momento, confirmar a esperança dos seus apóstolos diante da provação que se avizinha. E não só porque depois da tristeza virá a alegria, mas porque a própria tristeza se converterá em alegria. Do mesmo modo, dos males por que os discípulos de Jesus possam passar, Deus fará sempre surgir uma alegria maior, uma alegria que é dom do Ressuscitado.

Também hoje é a esta fé e a esta esperança que somos chamados. Também hoje nos fazemos perguntas e choramos de tristeza. Também hoje não compreendemos inteiramente o que nos diz o Senhor e passamos por provações que nos roubam o ânimo. Assim, também hoje, como em qualquer tempo da Igreja, havemos de pedir o dom do Espírito Santo, Espírito da verdade que nos ajude a compreender o mistério de Deus e do seu proceder, e havemos de procurar no Ressuscitado a alegria que está já secretamente semeada no chão da tristeza.

Padre João Brito

21 de Maio de 2020