Igreja em Rede: D. José Ornelas celebrou Domingo da Ascensão na Paróquia de Palhais/Santo António

20171116_DJoseOrnelas

Salientando a “nova forma de viver” que Jesus nos apresenta quando sobe aos céus, o bispo diocesano agradece a todos o que tornaram possível as transmissões dos momentos litúrgicos nos últimos dois meses e apela ao regresso “responsável” às celebrações comunitárias.

“Ide e ensinai todas as nações, batizando as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.

Na homilia, o bispo diocesano enquadrou o momento da Ascensão do Senhor no percurso litúrgico feito desde a Quaresma até ao Pentecostes, a celebrar no próximo domingo.

“A Páscoa celebra a conclusão do percurso de Jesus nesta terra. Ele passou fazendo o bem, semeando a Palavra de Deus, iniciando uma forma nova de viver e de transformar o mundo.”

Para D. José Ornelas, o amor de Deus pela humanidade revela-se no envio do seu Filho para “resgatá-la da sua inultrapassável finitude”, mostrando-lhe como é “uma pessoa nova, vivificada e transformada pelo Espírito do Deus vivo”. A ressurreição de Jesus “revela a força do amor de Deus que não abandona o ser humano à sua debilidade, mas o recria pelo seu Espírito para que possa ultrapassar os seus limites e viver para sempre com Ele”.

Jesus está junto de Deus, subiu para a fonte da vida, da felicidade e diz que foi preparar-nos um lugar. Nele, a nossa humanidade tem um caminho até junto de Deus, até à vida que não tem limites. O fim da nossa viagem é também a forma de vida definitiva em que Ele se encontra.”

Segundo o prelado, o episódio da Ascensão de Jesus “não significa a sua ausência neste mundo. Bem pelo contrário: livre de todas as limitações com ser humano, Ele tem uma presença universal e omnipotente: está presente em cada um de nós, em cada família, em cada comunidade, na Igreja no seu conjunto, renovando-nos e acompanhando-nos com a força do seu Espírito”.

Com as palavras proferidas aos apóstolos, Jesus diz-nos “que agora é a nossa vez de nos empenharmos na construção de um mundo novo”, construindo uma “Igreja missionária”.

Este é o tempo da Igreja que vivemos. É essa Igreja viva, missionária e peregrina sobre a terra que a ascensão nos propõe: movida pela fé no Senhor Jesus; fiel na escuta da sua palavra e no partir do pão que alimenta a comunidade; empenhada na missão de cuidar de quem precisa e de anunciar a esperança, para seguir Jesus na sua vida, morte e ressurreição.”

Na leitura que faz, D. José Ornelas, entende que “a ascensão de Jesus cria a condição para a celebração do Pentecostes. Porque é de junto do Pai, onde Jesus se encontra glorioso, que Ele envia à Igreja o Espírito Santo, como tinha dito aos discípulos.”

Comunicações e tecnologia: “estamos a construir uma Igreja com novas dimensões”

No Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. José Ornelas considerou que a mensagem do Domingo das Ascensão adquire um sentido especial no contexto em que nos encontramos privados de celebrações comunitárias há dois meses.

As tecnologias deram-nos a possibilidade de comunicar, de estarmos em rede, de entendermos juntos a Palavra de Deus e de um modo, não perfeito mas muito eficiente, de estarmos juntos escutando a Palavra, meditando-a, reavivando a nossa esperança e criando em cada casa um espaço de oração comum à comunidade.”

O bispo diocesano agradeceu o “engenho” e a “disponibilidade” de todos os que nestes dias tornaram possível a transmissão das eucaristias e orações, realçando que neste tempo “fomos construindo uma Igreja com novas dimensões, que hão de ficar no futuro e que vão permitir continuar a nossa missão”.

Na oração dos fiéis, a Diocese foi convidada a rezar “por aqueles que, através dos meios de comunicação, se colocam ao serviço do anúncio do Evangelho a todos os povos; pelos jornalistas, para que evitem falsear e manipular a informação, coloquem a verdade como critério do seu trabalho e colaborem na criação de um mundo mais justo, fraterno e solidário.”

Regresso às Eucaristias: “comportamento responsável” é uma “expressão de caridade”

Com a reabertura das igrejas no próximo domingo, 31 de maio, a tempo da celebração do Pentecostes em comunidade, D. José Ornelas reforçou a necessidade de cumprir as normas de segurança e comportamento definidas para as celebrações.

Sejamos atentos e responsáveis uns pelos outros. Durante a pandemia, fomos aprendendo que o bem estar de todos depende do comportamento responsável de cada um de nós, que é uma expressão de caridade.”

O prelado salientou para que cada um analise a sua condição e verifique se pode ou é conveniente ir à igreja, não deixando de santificar o domingo com a leitura ou escuta da Palavra de Deus ou acompanhando uma transmissão da Eucaristia. Relembrou também que é possível a participação na Eucaristia durante a semana e desse modo cumprir o preceito dominical.

A terminar, D. José Ornelas exortou que o regresso às igrejas sejam não apenas para assistir, mas participar ativamente na celebração da fé, para desse modo “partilhar a vida e os dons que nos dá, para estarmos atentos a quem mais precisa e para colaborarmos na renovação do mundo”.

26 de Maio de 2020