Igreja em Rede: Sábado da VII Semana da Páscoa – “Este é o discípulo que escreveu estes factos e o seu testemunho é verdadeiro.” (Jo 21, 20-25)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sábado da VII Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Horácio Noronha, Chanceler da Cúria Diocesana

Amanhã celebramos a festa de Pentecostes. Foi o Espírito Santo que libertou os discípulos do medo, que os tolhia fechados em casa, e os fez testemunhas de Jesus e da sua mensagem. Foi assim que nasceu a Igreja. Como diz o nosso Bispo, D. José Ornelas, na sua Nota Pastoral, publicada ontem, «este domingo não deve significar apenas o retorno ao que sempre foi. Deve ser o acolhimento do Espírito que nos recria como Igreja Unida e Aberta, Solidária, Missionária (…). A igreja que nasce do Pentecostes é sempre uma Igreja Missionária, em torno da Palavra de Deus e da Mesa Eucarística. Uma Igreja que tem sempre as portas abertas para acolher e reunir os irmãos, mas igualmente para sair e enviar os seus membros em missão».

O Evangelho de hoje traz duas palavras muito fortes: Seguir e ser testemunha. Jesus diz a Pedro: «Tu, segue-Me» E os discípulos tornam-se «testemunhas» destes factos. Ser chamado e ser enviado encerra todo o dinamismo da vocação que recebemos no Batismo. Somos chamados e enviados, ou melhor, somos chamados para ser enviados. Não basta ser chamado e ficar no «quentinho», muito agradável e cómodo. É preciso aceitar ser enviado, com todas as consequências, agradáveis ou desagradásseis, que possam seguir-se. Jesus bem nos preveniu: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me». Esta cruz do discípulo tem a ver com o sofrimento apostólico, isto é, aquele que resulta do nosso seguimento de Jesus Cristo.

Para concluir, podemos dizer que a vocação cristã se resume em quatro palavras: Conhecer, amar, seguir e anunciar Jesus Cristo. Tudo começo pelo conhecimento. S. Paulo diz: «Considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus». Na linguagem bíblica, conhecer significa amar. Ninguém ama aquilo que não conhece. Mas, quem conhece e ama, também deseja seguir. E quem conhece, ama e segue, também deseja anunciar.

Que o Espírito Santo nos ilumine, nos fortaleça e nos guie. Ou melhor: Que nos deixemos iluminar, fortalecer e guiar pelo Espírito Santo!

Padre Horácio Noronha

30 de Maio de 2020