comprehensive-camels

Sugestões da Semana: “Pentecostes” – 31 de maio a 6 de junho de 2020

20200423-sugestoes-04.18-banner

Este Domingo celebramos o Pentecostes. Para viver esta semana inspirados pelo Espírito, apresentamos as sugestões para os próximos dias, apresentadas por Francisco Cercas, da Equipa de Serviço Diocesana do Renovamento Carismático Católico. Um livro, um filme, uma música, um recurso digital, uma atividade e um desafio para viver com fé os dias de distanciamento social.

A Igreja está de parabéns pois festeja mais um aniversário! Sim, foi no Pentecostes, com a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, que tudo começou verdadeiramente na força do Espírito Santo! Depois de nos redimir, oferendo-nos a salvação, Jesus subiu ao Céu e enviou o Espírito Santo para dar a vida em plenitude a todos os que o aceitarem, e recordar-nos de tudo o que Jesus disse, de acordo com a mensagem que o Pai deu a Jesus, no infinito amor e misericórdia de Deus uno e trino por cada um de nós!

E nem o tempo de pandemia nos pode impedir de vivenciarmos este tão grande amor. Nesta semana tão significativa para todos os cristãos, os irmãos que estão atentos a este novo Pentecostes ocorrido em 1967 com um grupo de estudantes católicos e protestantes nos Estados Unidos, ou Corrente de Graça suscitada pelo próprio Espírito Santo, que é conhecida entre nós como Renovamento Carismático Católico ou RCC, vêm fazer-vos algumas sugestões ou desafios em diferentes áreas, que nos permitirão aprofundar melhor esta vivência.

“Pentecostes Hoje”, de Monsenhor Jonas Abbib

Esta obra propõe-nos novos desafios para que possamos tornar-nos cada vez mais semelhantes ao Pai e receber a graça oferecida à Igreja: a Efusão, ou Batismo no Espírito Santo, como é conhecida noutros países. Faça também uma experiência com o Espírito Santo. A partir de passagens bíblicas selecionadas do relato autobiográfico de Monsenhor Jonas Abbib, este livro revela como operam os dons do Espírito Santo e demonstra a melhor maneira de fazê-los frutificar na prática. Somos convidados a fazer um roteiro para nos ajudar a reinflamar o carisma que Deus infundiu em cada um de nós pelo Batismo.

 

“Cristo Vive”, do Papa Francisco

Nesta semana, também sugerimos a exortação do Papa Francisco “Cristo Vive”, não só dirigida aos jovens, mas a todo o povo de Deus, que nos dá a conhecer Jesus Cristo jovem, esperança para o mundo. Cristo Vive «Christus vivit», de 25 de março de 2019, é composto por nove capítulos que nos conduzem à descoberta de Cristo Vivo, ao conhecimento da palavra de Deus e ao desafio da santidade nos nossos dias. É uma sugestão a todos os jovens e aos cristãos comprometidos com a missão de transmitir a fé aos mais novos. Cristo vive em nós, deixemo-nos conduzir à luz da Sua juventude!

Padre Pio, Santo de Pietrelcina, de Carlo Carlei (2000)

Este filme da vida de São Padre Pio de Pietrelcina conta a historia de um dos Santos mais populares do século passado e a da sua relação profunda com Jesus Cristo, dos seus dons extraordinários, dos quais os Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, das suas batalhas contra o maligno e como passou de um simples filho de agricultores à construção da sua maior obra, o Hospital “Casa do Alivio do Sofrimento”, ainda hoje considerado um dos Hospitais mais importantes de Itália. Assista aqui.

 

“A Vida é Bela”, de Roberto Benigni (1999)

“A Vida é Bela” recebeu vários prémios, inclusive dois óscares para melhor filme estrangeiro e melhor ator, atribuído a Roberto Benigni. Esta comédia dramática interpela-nos pela dimensão do Amor de um pai pelo seu filho, que tudo suporta, no ambiente da II Guerra Mundial, para dar paz e alegria à criança. Entre cenas hilariantes e outras tão comoventes, vemos como esta família, tão peculiar e carismática, vive um dos piores momentos da história da humanidade, o que nos leva também nos dias de hoje e em tempo de pandemia, a pensar naquilo que é realmente importante nas nossas vidas. João Paulo II disse ser um dos seus 5 filmes favoritos.

“Eu Navegaria”, de Eugénio Jorge 

Eugénio Jorge, da Canção Nova, interpreta “Eu Navegarei” com um pouco de música flamenca estilo/género musical que o tema original nos sugere, e que nos eleva até Deus para ele estar sempre connosco. Cantado por um membro de uma comunidade nascida do RCC, a Canção Nova, que tanto tem ajudado Portugal e o mundo a rezar e a estar unido neste tempo de pandemia. Oiça aqui.

 

“You Say”, de Lauren Daigle

A segunda é uma canção de uma grande cantora dos nossos dias e que representa para os jovens e para todos nós um grande testemunho de fé. Lauren Daigle, com uma voz potente e bela, canta “You say” onde repetidamente diz que acredita em Deus, que Lhe diz que a ama e cuida dela, mesmo quando está em baixo. Que coragem e exemplo do que é este carisma da voz que Deus lhe deu ao serviço da evangelização! Acreditemos nós também e deixemo-nos abraçar pelo Amor de Deus! Oiça aqui.

 

Satélites

Como académico e cientista que investiga na área das telecomunicações, não posso deixar de me maravilhar com a descoberta e a evolução da ciência que, também com o nosso trabalho, Deus nos vai revelando. E vejamos como as telecomunicações, e toda a tecnologia associada, foram fundamentais neste tempo de pandemia para nos manter ligados uns aos outros e a Deus! Destaco a evolução das comunicações globais com a rede 5G, que deverá vigorar até 2030, com uma cobertura global suportada por satélites, que permitem que continuemos a comunicar mesmo em caso de catástrofe, onde as comunicações terrestres possam ter falhado!

Apesar dos receios infundados de algumas pessoas pelo uso de diferentes frequências na rede 5G para comunicar, isso apenas vem permitir que possamos comunicar com melhor cobertura, rapidez e alcance. Maiores velocidades e baixa latência vão permitir igualmente fazer intervenções na medicina que de outra forma não seriam possíveis. Mas centremo-nos na componente dos satélites que nos faz olhar para o Céu, para Deus!

Neste momento estão a ser lançadas várias redes de satélites, entre as quais a StarlinkE com tudo isto, se quisermos maravilhar-nos com a criação de Deus à nossa volta, vejamos aqui estas imagens fantásticas do Universo que Ele criou.

Passeio ao ar livre

Como actividade propomos uma saída ao ar livre, com as devidas precauções, para observarmos a natureza à nossa volta, no campo, na praia, à beira rio…  Contemplemos a natureza, esta casa comum que Deus nos deu, meditando nas palavras do Salmo 104.

Ao sairmos para observar a natureza, contemplemos e louvemos a Deus por tudo o que Ele nos deu, com as palavras do Salmo, por exemplo no versículo 24: “Senhor, como são grandes as tuas obras! Todas elas são fruto da tua sabedoria! A terra está cheia das tuas criaturas!”. Se Ele te inspirar, reza e agradece-Lhe com palavras do teu coração!

Participar no curso Alpha

Há umas semanas atrás o RCC desafiou as pessoas a fazerem a caminhada de Seminários de Vida Nova no Espírito Online e apesar de as inscrições estarem fechadas, os ensinamentos e testemunhos vão sendo colocados no site seminariosvidanova.blogspot.com que podem consultar! O desafio consiste agora em convidarem pessoas, na Igreja ou fora dela, para conhecerem o Amor de Deus e o poder do Espírito Santo que quer transformar as suas vidas! Aceitam o desafio? Então enviem-lhes este link para que se possam inscrever no próximo curso que vai começar nas próximas semanas: paroquia.pt/alpha 

Os cursos Alpha são uma excelente ferramenta de evangelização que tem ajudado a vivificar a fé de muita gente que frequenta a Igreja, e também a trazer novos membros, inclusive para o RCC. Na versão online as pessoas nem precisam sair das suas casas.

 

Partilhe nas redes sociais!
30 de Maio de 2020