“A Igreja somos nós!”: Paróquia de N.ª Sr.ª da Anunciada, Setúbal

20200528-a-igreja-somos-nos-setubal-anunciada (8)-banner

A vida da Paróquia em período de pandemia, pelas palavras de uma paroquiana.

Desde o dia 13 de Março do corrente ano, experienciámos uma situação que nunca teríamos pensado viver!

No contexto de pandemia que se começava a desenhar, e por orientação da Direção Geral da Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa, o nosso pároco emitiu um comunicado que nos informava que seriam suspensas todas as atividades pastorais e todas as celebrações presenciais e que a nossa igreja se encontraria fechada, por tempo indeterminado. Uma notícia inimaginável, difícil de aceitar, logo num momento em que mais precisaríamos do encontro com Deus.

Desta forma, houve a necessidade de nos reinventarmos, de encontrarmos novas formas de ir ao encontro das pessoas de forma a continuar a nutrir a relação da nossa comunidade com a paróquia e com Deus e de transmitir confiança, esperança e aconchego a todos os paroquianos… e algumas ideias começaram a surgir.

Transmissões online

Num tempo em que todos nos encontramos confinados nas nossas casas, a celebração da Eucaristia e a recitação do terço (dinamizada pelos catequistas e chefes escuteiros) começaram a ser transmitidas pela página de Facebook da nossa paróquia e do site da Paróquia que já existia e que permitiu a participação nestas celebrações em família, ainda que à distância, aproximando o coração de cada um a Deus Pai.

As cerimónias do Tríduo Pascal foram também transmitidas pelo Facebook e no final da Eucaristia de Domingo de Páscoa o nosso pároco, Pe. Fernando fez a bênção à paróquia e aos paroquianos das portas da igreja, para que a luz e a proteção de Cristo Ressuscitado descesse sobre toda a comunidade. Mantendo ainda esta bênção, no final de cada Eucaristia Dominical, durante todo o tempo pascal. Também aos Domingos passou a ser transmitida a Oração de Vésperas, da Liturgia das Horas.

Os grupos de catequese (crianças, adolescentes e adultos) mantiveram as suas reuniões através de plataformas digitais como o Zoom e o contacto com as crianças/ famílias continuou a ser mantido pelo WhatsApp, onde os catequistas foram indicando sugestões de atividades e propostas de oração.

À proteção de maria

Ao chegarmos a Maio, mês de Maria, mais iniciativas surgiram para que toda a comunidade pudesse honrar e louvar Nossa Senhora, neste mês que lhe é dedicado. No dia 12 de Maio, a imagem de Nossa Senhora percorreu as ruas da paróquia para que todos pudessem acolher a presença da Mãe do Céu, cantando os seus louvores e pedindo a sua proteção. Um momento emocionante, que aqueceu os corações de todos.

Também neste mês de Maio, mês do Rosário, a recitação do terço passou a ser também transmitida, semanalmente, pelo Facebook, a partir de casa de uma família da nossa comunidade, que vai mudando a cada semana, favorecendo e incentivando a oração em família, enquanto igreja doméstica.

No dia 16 de Maio, Sábado, os catequistas organizaram o Terço da Catequese, ainda que sem crianças e respeitando todas as normas de segurança. Nesta celebração, transmitida a partir do claustro da nossa Igreja, participaram para além do nosso pároco, um catequista de cada grupo de catequese e um chefe do nosso Agrupamento de Escuteiros, em que cada catequista pediu a proteção maternal de Nossa Senhora para cada uma das suas crianças/adolescentes, referindo o nome de cada um. As crianças/ adolescentes foram convidados a assistir a esta celebração com as suas famílias, nas suas casas, uma vez que foi também transmitida na página do Facebook da Paróquia. Foi um momento muito especial em que cada um se sentiu no coração da nossa Mãe do Céu.

Acompanhar quem mais precisa

As portas da Igreja estão abertas às sextas-feiras, das 16h às 18h, e o pároco está presente e disponível para atendimento espiritual e confissão, cumprindo as regras de segurança e distanciamento físico requeridas.

A nossa Paróquia está também a dinamizar a iniciativa “Anunciada Solidária” para auxílio de famílias carenciadas (com alimentos e outros apoios) e produção de máscaras e outras ajudas para o Lar de Idosos do Centro Social de Nossa Senhora da Anunciada. Os donativos em produtos alimentares podem ser entregues na Igreja Paroquial às terças e quartas-feiras das 16h às 18h30. Também é possível contribuir por transferência bancária: IBAN PT50 0035 0235 0000 0800 8300 2  (enviar comprovativo para anunciadasolidaria@gmail.com). O atendimento às famílias carenciadas é às sextas-feiras das 17h às 18h30, na Igreja Paroquial.

Nestes tempos singulares que vivemos, vamos encontrando novas formas de ir ao encontro da nossa comunidade, criando formas de manter viva a Fé e a Esperança e criando espaços de oração e de encontro, mantendo assim a «nova» normalidade que nos é dada a viver.

Ana Lúcia Godinho

01 de Junho de 2020