Convívios Fraternos: Encontro Diocesano reflete o tema anual “Jovem Convida”

20200604-encontro-diocesano-convivios-fraternos-2020

Presença diocesana do movimento prepara encontro que se vai realizar por videoconferência e com Eucaristia presencial, respeitando as normas de segurança e distanciamento social.

Os Convívios Fraternos de Setúbal tinham na sua agenda o Encontro Diocesano marcado para 28 de junho. Em virtude da situação de pandemia e avaliadas todas as possibilidades, o Secretariado Diocesano decidiu manter o encontro recorrendo às tecnologias de informação e comunicação que têm permitido aos convivas manter as suas atividades à distância.

“Queremos continuar a ser sinal visível de Cristo no mundo e na nossa sociedade, mesmo que por momentos estejamos com restrições de convivência social. Para nós, o Encontro Diocesano é o culminar de um caminho de aprofundamento espiritual que temos procurado fazer com os jovens do movimento ao longo deste ano pastoral de modo a serem cada vez mais testemunhas de Cristo, a serem jovens que convidam outros jovens a seguir Jesus” explica o Secretariado Diocesano do Movimento.

A iniciativa, que terá como mote “Jovem ConVida”, tema do ano pastoral, irá ter início pelas 10 horas pela plataforma de videoconferência ZOOM, com oração e partilhas dos núcleos vicariais e equipas de serviço. O programa da manhã terminará com um testemunho alusivo ao tema do encontro, dinamizado pelo conviva Bruno Máximo Leite.

Da parte da tarde, os convivas de Setúbal são convidados a encontrar-se presencialmente na Igreja da Torre da Marinha para a Eucaristia. A celebração terá lugar às 16h30 e será presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. As pessoas que não se sentirem confortáveis a participar presencialmente poderão acompanhar a Eucaristia através das redes sociais do movimento.

Por razões de segurança e de operacionalidade do encontro, a participação na atividade é feita mediante inscrição prévia obrigatória.

O tema do ano pastoral “Jovem ConVida” resultou da mensagem do Papa Francisco da Jornada Mundial da Juventude de 2020 na qual o Santo Padre desafia os jovens a viver como protagonistas e a colocar-se na pele deste jovem que volta à Vida: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” (Lc7, 14).

Os Convívios Fraternos são um movimento de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos quarenta anos de presença do movimento em Setúbal, contabilizam-se atualmente 84 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2760 jovens.

04 de Junho de 2020