Corpo de Deus: Eucaristia presidida por D. José Ornelas, na Sé, e jornada de adoração ao Santíssimo Sacramento nas Paróquias da Diocese

20200606-Corpo-Deus

No próximo dia 11 de junho, na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, habitualmente conhecida por Corpo de Deus, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidirá à Eucaristia na Catedral diocesana, pelas 12h. A celebração terá transmissão através das redes sociais da Diocese.

Devido à pandemia de Covid-19, não se realizará a habitual procissão do Corpo de Deus pelas ruas da cidade sadina. Desta forma, na sua nota pastoral de 29 de maio, por ocasião da reabertura das Igrejas às celebrações comunitárias, D. José Ornelas convidou as paróquias a organizar, nesse dia, uma jornada de celebração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Depois deste tempo sem a participação presencial na Eucaristia, demos especial atenção à celebração da solenidade do Corpo e Sangue do Senhor. Dado que não é possível realizar a habitual procissão diocesana com o Santíssimo Sacramento, em Setúbal, convido todas as paróquias a organizarem, nesse dia, uma jornada de celebração e adoração, de modo que todos possam participar na Eucaristia e passar algum tempo de adoração diante do Santíssimo Sacramento. Faça-se igualmente o possível para oferecer aos fiéis a possibilidade de celebrarem o sacramento da reconciliação. Onde for oportuno, podem fazer-se celebrações com absolvição geral e dar a todos a possibilidade de participar plenamente na Eucaristia, sacramento fundamental da vida da Igreja.

A solenidade do Corpo de Deus celebra-se, normalmente, 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira a seguir ao primeiro domingo depois do Pentecostes.

Nota Pastoral de D. José Ornelas: Recomeçar como Igreja Unida e Aberta, Solidária e Missionária

06 de Junho de 2020