Igreja em Rede: Terça-feira da X Semana do Tempo Comum – “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-16)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Terça-feira da X Semana do Tempo Comum

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre José Manuel Abreu, Pároco de Azeitão

Como se depreende do diálogo do Profeta Elias com a pobre viúva de Sarepta, ela e seu filho não tinham esperança. Restava-lhe apenas um punhado de farinha e de azeite para fazer os últimos pães, e, depois de alimentados, esperar a morte.

O encontro com o Profeta muda-lhe os planos. Pela sua obediência veio a descobrir uma esperança maior, pois nem se esgotou a panela da farinha, nem se esvaziou a almotolia do azeite.

Esta luz que se reflete no Profeta Elias vem de Deus, autor de todas as coisas. Ela brilha de um modo especial em Jesus Cristo, Luz do Mundo. Percebemos facilmente a importância da luz. Sem luz não nos movemos, nada fazemos.

Jesus diz-nos no Evangelho “Vós sois a luz do mundo”, esta Luz deve continuar a refletir-se nos discípulos de Jesus, na sua Igreja. Foi o modo como Jesus escolheu fazer chegar a luz da sua Palavra às gerações vindouras.

Jesus também nos lembra que somos o sal da terra. Que faz o sal aos alimentos?

Ajuda a conservá-los e dá-lhes sabor.

Então é isto que os cristãos devem fazer: a partir de Jesus e no seu contexto, familiar ou profissional, anunciar a Palavra de Deus, luz para o mundo.

E enquanto ilumina, também dá sabor à vida e ajuda a conservá-la.

Padre José Manuel Abreu

09 de Junho de 2020