comprehensive-camels

CEP: Bispos católicos portugueses reúnem-se em assembleia de 15 a 17 de junho

20200326-cep-banneer

Trabalhos marcados pela eleição dos órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa e reflexão sobre a pandemia.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou que a sua próxima Assembleia Plenária, inicialmente marcada para abril, vai decorrer em Fátima, de 15 a 17 de junho, destacando-se a eleição dos seus órgãos para o triénio 2020-2023.

Os trabalhos vão decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário, iniciando-se com o discurso de abertura do presidente cessante da CEP, D. Manuel Clemente, às 16h00.

A agenda inclui ainda uma “reflexão sobre a sociedade portuguesa a reconstruir depois da pandemia de Covid-19”.

“Por razões sanitárias e de segurança face à situação que vivemos, na sessão de Abertura, em que usará da palavra D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, estará presente apenas a Agência Ecclesia, que de seguida distribuirá o respetivo vídeo por todos os órgãos de comunicação social”, informa o Secretariado Geral do organismo episcopal.

Os bispos vão escolher uma nova presidência da CEP e presidentes para as várias comissões episcopais.

D. Manuel Clemente foi eleito como presidente interino da CEP em junho de 2013, após a resignação de D. José Policarpo; seria reeleito no cargo, em abril de 2014 e 21017, concluindo agora o seu segundo mandato completo.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

A Conferência Episcopal Portuguesa tem um presidente, um vice-presidente e um secretário, cujos mandatos não podem ser exercidos consecutivamente além de dois triénios, de acordo com os estatutos do organismo.

O presidente, vice-presidente e secretário com mais quatro bispos eleitos pela Assembleia Plenária constituem o Conselho Permanente, órgão delegado da Assembleia que se reúne ordinariamente todos os meses.

A Conferência Episcopal Portuguesa tem ainda como órgãos as Comissões Episcopais para sectores específicos da actividade pastoral; o Secretariado Geral, com funções práticas de expediente, administração e coordenação pastoral; e Secretariados Nacionais, de índole técnica e executiva.

O organismo tem ainda delegados episcopais, que asseguram a sua representação permanente junto do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), da Comissão dos Episcopados da União Europeia (COMECE) e dos Institutos de Vida Consagrada.

© Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
12 de Junho de 2020