comprehensive-camels

Bispo de Setúbal constituiu Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Print

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, constituiu, com data de hoje, a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Setúbal.

Esta comissão terá o encargo de colaborar para promover na Diocese um ambiente de segurança, são relacionamento e cuidado dos mais novos e mais frágeis; prevenir comportamentos atentatórios da dignidade destas pessoas; acolher e cuidar daqueles que possam ser vítimas de abuso e comportamentos desviantes.

A comissão agora criada integra um sacerdote da Diocese de Setúbal e membros competentes em diversas áreas profissionais relacionadas com os objetivos da mesma (Direito, Educação, Comunicação, Medicina, Psicologia, Psiquiatria, entre outras).

Leia, abaixo, o decreto do Bispo de Setúbal.


Decreto de constituição e nomeação
da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal;

tendo em conta que o cuidado das crianças e das pessoas vulneráveis constitui uma lídima manifestação de qualquer sociedade humanista e da adesão a Cristo e ao Evangelho;

ciente de que esta atitude constitui um desafio e dever constante da Igreja, na maneira de atuar dos seus membros e das suas instituições;

constitui a Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis (CPMPV), com o encargo de colaborar para promover na Diocese um ambiente de segurança, são relacionamento e cuidado dos mais novos e mais frágeis; prevenir comportamentos atentatórios da dignidade destas pessoas; acolher e cuidar daqueles que possam ser vítimas de abuso e comportamentos desviantes.

No exercício das suas funções, a Comissão orientar-se-á pela legislação civil e canónica, seguindo também as diretivas emanadas da Santa Sé, da Conferência Episcopal Portuguesa e as orientações da Diocese de Setúbal.

Nomeia, como membros desta Comissão, por um período de três anos:

  • Drª Maria Graça Tavares Pacheco (Coordenadora)
  • Drª Anabela de Fátima Pedro de Sousa
  • Pe. Fernando Maio de Paiva
  • Drª Maria da Assunção Justino Tomé Guerreiro
  • Drª Maria Odete Nunes Marques da Costa
  • Prof. Doutor Pedro Manuel Marques Afonso
  • Drª Rosa Almeida

Setúbal, 13 de Junho de 2020

O Bispo, D. José Ornelas Carvalho
O Chanceler, Padre Horácio Noronha

Partilhe nas redes sociais!
13 de Junho de 2020