Igreja em Rede: Festa de Santo António de Lisboa – “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-19)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia da Festa de Santo António de Lisboa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Rui Simão, Pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades

«Não desaparecerá a sua memória e o seu nome viverá de geração em geração»

Neste dia 13 de Junho, damos graças a Deus pelo exemplo de um santo que, na sua peregrinação na terra, soube encontrar Deus e colocar-se ao Seu serviço. Honra maior nos é dada, pois trata-se de um santo português, nascido em Lisboa no século XII. No seu baptismo foi-lhe dado o nome de Fernando, foi ordenado sacerdote e entrou na Ordem dos Frades Menores, tomando então o nome de António. Esteve com São Francisco de Assis, sendo que foi em Itália e em França que conseguiu converter a muitos pela sua pregação. Faleceu perto de Pádua, tendo recebido a graça da canonização pelo Papa Gregório IX, um ano após a sua morte.

A primeira leitura desta Liturgia da Palavra, tirada do livro de Ben-Sirá, descreve aquilo que foi o ministério deste Santo, que é Pastor e Doutor da Igreja. Diz-nos Ben-Sirá que o sábio recebe a sabedoria como dom de Deus e, sendo a sabedoria vista como dom, aquele que a adquire deve saber colocar esse dom ao serviço dos outros, de modo que o dom não fique somente para si, mas sirva para um propósito: conduzir a todos à conversão. A sabedoria não se alcança somente pelo estudo e experiência pessoal, mas necessita da oração para ser completa, devendo o sábio dar contínuas graças a Deus pelo dom recebido. Por fim, lembra-nos a leitura, que como recompensa pelo seu ministério, será dado ao sábio todo o louvor sendo que o seu nome não cairá no esquecimento, vivendo de geração em geração.

É desta forma que recordo neste dia, o padroeiro de uma das comunidades paroquiais a que presido, a Paróquia de Pinhal de Frades, dando graças porque Santo António soube colocar ao serviço de Deus e dos outros, o dom que recebeu: tinha uma enorme capacidade de comunicação, provocando a admiração de muitos, confundindo os hereges e convertendo os pecadores. Com as suas virtudes e milagres, viveu na sua vida o Evangelho de Cristo, levando de cidade em cidade a sua Palavra. Pelo poder da oração, resistiu aos incómodos próprios da missão que lhe havia sido confiada. E no fim, reconhecido instrumento da vontade de Deus, entregou a Deus toda a glória recebida. Assim saibamos também nós seguir este exemplo de Santo António, verdadeiro apóstolo do Coração de Jesus.

Santo António. Rogai por nós.

Padre Rui Simão

13 de Junho de 2020