comprehensive-camels

CEP: Bispos elegeram presidentes das sete Comissões Episcopais e os membros do Conselho Permanente

20200616-conferencia-episcopal-portuguesa-banner

Para além da eleição de D. José Ornelas como Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, os bispos procederam à eleição dos presidentes das sete Comissões Episcopais, para setores específicos da atividade pastoral, e da restante composição do Conselho Permanente.

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, mantém-se como na presidência da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, assim como D. José Traquina, bispo de Santarém na Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, na comissão de Laicado e Família; D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, na comissão de Vocações e Ministérios, e D. João Lavrador, bispo de Angra, na comissão de Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

As duas novas presidências dizem respeito às comissões de Liturgia e Espiritualidade (D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo) e Missão e Nova Evangelização (D. Armando Esteves, bispo auxiliar do Porto).

A eleição decorreu durante a Assembleia Plenária do organismo católico, inicialmente marcada para abril e adiada por causa do estádo de emergência, face à Covid-19.

Os bispos escolheram ainda um novo delegado junto da Comissão dos Episcopados da União Europeia (COMECE), D. Nuno Brás, bispo do Funchal.

D. António Couto, bispo de Lamego, mantém-se como delegado para a relação dos Bispos com a Vida Consagrada. D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, por inerência da presidência da CEP, é delegado no Conselho das Conferências Episcopais da Europa e no Pontifício Colégio Português.

D. Manuel Clemente, magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa e cardeal-patriarca de Lisboa, mantém-se como delegado no Conselho Superior da instituição.

Nesta assembleia, para além da eleição de D. José Ornelas para a presidência do organismo, foram ainda eleitos D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, como vice-presidente e o Padre Manuel Barbosa, reconduzido na função de secretário da CEP.

Além do presidente e do vice-presidente, o Conselho Permanente inclui cinco vogais: D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima; e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora.

JM e Agência Ecclesia

Foto: Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
16 de Junho de 2020