Vale de Figueira: Dia da Paróquia celebrado com procissão automóvel

20200618-Festa-Vale-Figueira

O confinamento a que estivemos sujeitos nos últimos tempos, nunca foi um confinamento da fé e das suas expressões, o que levou a formas novas e criativas de a expressar, viver e transmitir. Hoje também não é diferente, apesar da abertura que tem havido, embora gradual, existem ainda limites que estão protocolizados e sensatamente assumidos por todos nós.

Ao aproximar-se a celebração da festa da nossa Paróquia, dedicada ao Imaculado Coração de Maria, que celebraremos no próximo sábado, dia 20, e domingo, dia 21, mantendo o entusiasmo, o ardor e a devoção a Nossa Senhora, somos chamados novamente a usar do amor criativo para celebrarmos esses dias.

Com efeito, o que parecia um limite, trata-se apenas de uma oportunidade, deste modo, no sábado, faremos uma procissão de automóvel com a Imagem do Imaculado Coração de Maria percorrendo grande número de ruas da nossa Paróquia, e deste modo a Paróquia como um todo, o que antes não era possível, uma vez que a modalidade era outra.

Convidámos os paroquianos a ficar em suas casas, mas a engalanar as suas janelas, a ter uma vela acesa e a rezar o terço em família. Ao mesmo tempo procuraremos transmitir a procissão pela página do Facebook da nossa Paróquia. O início da procissão será às 20h, terminando às 22h.

Já no dia 21, às 10h00, celebrar-se-á a Missa solene e festiva, mas dado tratar-se do Domingo, a Missa será do XII Domingo do Tempo Comum, contudo a invocação do Imaculado Coração de Maria não deixará de se fazer e de oferecer Nossa Senhora como modelo do que a significa ser discípulo de Jesus, cumprindo aquela máxima ‘a Jesus por Maria’.

Haverá também a celebração da Missa das 11h30, um novo e outro horário para este tempo de Pandemia. Convidamos à participação de todos, e para que consigamos cumprir as regras que nos são propostas, apelamos que tanto quanto possível, consigamos dividir-nos entre as duas celebrações eucarísticas.

Embora com algumas restrições, a Paróquia invocará, confiará e consagrar-se-á, com uma oração da autoria do padre Dário Pedroso, ao Imaculado Coração de Maria, que é, e será sempre, o nosso refúgio e o caminho para Deus.

Paróquia de Vale de Figueira

18 de Junho de 2020