comprehensive-camels

Liturgia Diária: Memória do Imaculado Coração de Maria – “Guardava todas estes acontecimentos em seu coração” (Lc 2, 41-51)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Memória do Imaculado Coração de Maria

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre Tiago Veloso, Pároco de Palhais/Santo António

Estamos às portas do verão e quase no mês de julho. Os meses voaram e parece que foi ontem que vimos a Cova da Iria vazia, em maio, mês de Maria. Foi nesse local onde, há mais de 100 anos, as três pequenas crianças escutaram “Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”.

Que significa isto? Significa que este Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que as pistolas ou outras armas de qualquer espécie. O ‘fiat’ de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele «Sim», Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e tal permanece para sempre. Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. (Cardeal Joseph Ratzinger, comentário teológico ao segredo de Fátima, 26 de junho de 2000)

O ‘sim’ do Coração de Maria permitiu que Deus se fizesse Homem com coração capaz de amar toda a humanidade, a do seu tempo, a passada e a futura. Com um coração desse tamanho, como se fosse possível sequer imaginar a grandeza do coração de Deus, todos nós podemos sentir-nos especiais: Aquele Coração bate por si.

E o seu coração? Bate por Jesus? Ele é o centro da sua vida ou é uma parte da sua vida?

Por quem bate o seu coração, Igreja, esposa de Cristo?

Maria, a Mãe de Jesus, a nossa Mãe, Mãe da Igreja, tem um coração de ‘sim’ a Deus, que permite que Ele se faça presente no mundo. É um coração sempre presente, sempre atento, mesmo na hora das dores. É um coração que reza, sempre ligado ao coração de Deus. É um coração que fala ao coração de Deus, sobre o amor que tem no coração. Um coração que anseia que os corações da Igreja se unam e se tornem mais atentos à vontade de Deus, o Criador, para que a alegria seja completa em todos. É um coração do qual aprendemos a ser discípulos.

Sempre que Lhe dizemos ‘sim’, sempre que procuramos viver a vontade de Deus, sempre que tentamos fazer discípulos, podemos ter a certeza de que estamos mais próximos do coração de Maria.

“A Mãe de Jesus guardava todas estes acontecimentos em seu coração.” E tu?

Que possamos responder com devoção sincera ao coração de Maria, para que o seu Imaculado Coração triunfe, para que o mal não tenha a última palavra.

Hoje, sejamos gratos a Deus pelo presente que é o Imaculado Coração de Maria. Seja ele o nosso conforto nestes dias e nos leve para mais perto do Coração do Pai.

Padre Tiago Veloso

Partilhe nas redes sociais!
20 de Junho de 2020