comprehensive-camels

Sagrado Coração de Jesus: D. José Ornelas presidiu a celebração no Santuário de Cristo Rei

20200619-sagrado-coracao-jesus-cristo-rei (26)

“Falar do Coração de Cristo, é falar de um coração aberto, sincero. É falar de quem eu realmente sou”, referiu o Bispo Diocesano.

O Santuário de Cristo Rei, para assinalar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus a quem é dedicado, promoveu, em articulação com os padres da Vigararia de Almada, uma jornada de oração, adoração e confissões, que concluiu com Eucaristia.

Na homilia, D. José Ornelas começou por explicar que as referências bíblicas ao “coração” procuram explicar “aquilo que eu sou como pessoa”. “Falar ao Coração de alguém, significa falar à sua capacidade de entender, a sinceridade e a honestidade do meu ser.”

Falar do Coração de Deus, do Coração de Jesus significa falar da pessoa de Jesus, como ele é na sua integralidade, na sua verdade. Na Bíblia, a melhor forma de definir o que é o coração é na sua inteireza e na sua verdade.”

 

Na liturgia do dia, está bem presente que “Deus é amor”, é “o cuidador da nossa vida, desde o início até ao fim, e ensina-nos a ser cuidadores uns dos outros”.

“Jesus diz-nos que se queremos ser gente que cuida deste mundo, que o Pai sonha connosco, temos que ser puros de coração, temos que ser à imagem daquilo que Ele é”, acrescenta o prelado.

Para D. José Ornelas, ser “manso e humilde de coração”, não é ter “coração mole”, é “ser forte” pois “quando não conseguimos convencer pelas palavras e pelas atitudes, começamos a impor aos outros a nossa vontade”. “Daí nasce a violência, a guerra, a opressão e a injustiça porque não temos mais a capacidade nos aproximarmos dos outros.”

O Reino não se constrói pela opressão, mas sim pela mão forte de Deus que nos liberta das nossas opressões, das nossas escravidões, especialmente das que impomos a nós próprios. Uma oração que eu costumo fazer é: “Faz-me livre, para que possa seguir aquilo que tu queres.” Essa liberdade vem para quem se deixa libertar pelo Coração de Cristo.”

A iniciativa do Santuário decorreu no Dia de Oração pela Santificação do Clero, a que D. José Ornelas pediu um “coração puro”, para serem pessoas que “pelo modo de ser, pelo seu modo estar tornam presente a ternura de Deus para com os outros”.

A celebração, na qual marcaram presença os padres da Vigararia de Almada, contou ainda com o momento de renovação de votos das Apostolas do Sagrado Coração de Jesus, congregação religiosa que atualmente serve o Santuário de Cristo Rei.

JM

Partilhe nas redes sociais!
20 de Junho de 2020