Liturgia Diária: Quinta-feira da XII Semana do Tempo Comum – “A casa edificada sobre a rocha.” (Mt 7, 21-29)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Quinta-feira da XII Semana do Tempo Comum

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre David Caldas, Pároco “In Solidum” de São Paulo, Setúbal

Nem todo o que Me diz” Senhor, Senhor” entrará no reino dos Céus

Temos a tendência de olhar à nossa volta e relativizar muitas coisas. Neste relativizar das coisas, tantas vezes trocamos o lugar do que é verdadeiramente importante por aquilo que é supérfluo. Damos mais atenção aquilo que se vê e descuidamos o nosso interior, a nossa vida espiritual, a nossa relação com Deus.

É importante pararmos, aceitarmos o convite da Palavra de Deus e refletirmos sobre a nossa forma de viver, sobre o modo como fazemos as nossas escolhas.

É preciso construirmos com solidez. Darmos passos certos e seguros. Nenhuma construção pode começar pelo telhado, primeiro lançam-se os alicerces e a solidez destes é que permite que a construção seja maior ou menor.

E não nos podemos contentar em cumprir mínimos. Os cristãos querem-se grandes, da estatura de Cristo, nosso mestre e modelo. Por isso tem de ter alicerces profundos e, consequentemente, sólidos, para grandes construções.

Antes de começarmos a construir paredes, sem solidez nenhuma, procuremos conhecer bem o Senhor que se revela na Sua Palavra. Procuremos conhecer o Evangelho e as suas propostas, procuremos esclarecer as dúvidas e inquietações que tantas vezes nos faz surgir no coração.

Se não nos deixemos formar na escola da Palavra não vamos conhecer o Senhor e a Sua vontade, vamos andar um pouco à deriva sem saber o rumo certo, tantas e tantas vez convencidos que estamos a fazer a Sua vontade mas guiados apenas por motivos humanos, preocupados apenas connosco mesmos, sem ter em conta as necessidades dos outros. Vamo-nos servindo das coisas sagradas para uma mera promoção pessoal, temos o nome do Senhor na boca mas longe do coração. Por isso o Senhor adverte-nos: nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino dos Céus.

E como nós temos o desejo de entrar no reino dos Céus… numa procura constante de melhor conhecer o Senhor deixemo-Lo entrar na nossa vida, converter o nosso coração, afastar-nos do caminho da iniquidade em que tantas vezes andamos. Nada é mais importante que a vida eterna.

Padre David Caldas

25 de Junho de 2020