Projeto SAND promove campo-escola de Arqueologia e Antropologia

20200626-projeto-sand-campo-de-ferias-banner

A equipa do projeto de investigação SAND – Sarilhos Grandes entre Dois Mundos, irá promover, entre 13 de julho e 2 de outubro, na Ermida de Nossa Senhora da Piedade e na necrópole e Igreja de São Jorge, um campo-escola de Arqueologia e Antropologia.

O campo-escola do Projecto SAND pretende proporcionar uma oportunidade à comunidade para integrar uma equipa de antropologia e arqueologia e, consequentemente, aprender e praticar metodologias de escavação arqueológica, técnicas de registo arqueológico, tratamentos e inventário de materiais arqueológicos e vestígios osteológicos.

No decurso do campo-escola, serão garantidas as condições de segurança e serão seguidas as orientações das autoridades de saúde para o período de pandemia.

Em março, as escavações foram suspensas em virtude do confinamento provocado pela pandemia de covid-19, contudo a equipa continuou a investigação em laboratório. Os trabalhos foram retomados no início do mês de junho.

O projeto SAND “Sarilhos Grandes entre Dois Mundos” consiste num estudo histórico, arqueológico, biológico e antropológico da população ribeirinha de Sarilhos Grandes, no período medieval e moderno (séc XII a XVIII) que pretende recolher novos dados que permitam caraterizar a dieta, as patologias e os rituais funerários da população local, bem como identificar novos elementos de contacto com o Oriente e o Ocidente, no âmbito da Expansão Portuguesa.

Esta iniciativa científica é realizada em parceria com a Diocese de Setúbal, a Câmara Municipal do Montijo e outras entidades, públicas e privadas.

Saiba mais aqui.

JM

Projeto SAND: primeiras escavações arqueológicas em Sarilhos Grandes

Sarilhos Grandes: projeto arqueológico pretende estudar população ribeirinha