Liturgia Diária: Solenidade de S. Pedro e S. Paulo – “Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21, 15-19)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Solenidade de S. Pedro e S. Paulo

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre João Rosa José, Pároco do Divino Espírito Santo (Montijo) e Sarilhas Grandes

Celebra hoje a Igreja a Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, ambos apóstolos e colunas da Igreja. Consta a tradição que Pedro terá sido um dos primeiros discípulos a seguir Jesus; um simples e humilde pescador a quem o Senhor Jesus designou como seu vigário: “Tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” (Mt 16, 18) e que mais tarde lhe deixa o mandato. “Tu segue-me, apascenta as minhas ovelhas.”(Jo 21, 17).

Simultaneamente temos Paulo. A sua biografia é extraordinária e os seus escritos ajudam-nos a seguir melhor o Mestre e a apercebermo-nos melhor da nossa vocação de cristãos. Isto é, membros do corpo de Cristo na nossa condição de batizados.

Ambos, ao longo da sua vida, foram-se deixando converter pela presença do Senhor nos seus caminhos: um exemplo de fidelidade a Jesus Cristo.

Em ambos aprendemos a conviver com a nossa condição de pecadores, mas também em ambos aprendemos a receber e como ser merecedores da misericórdia de Deus.

A Pedro, é confiado o poder das chaves. A Paulo, o apostolado por terras dos gentios.

Paulo é verdadeiramente um modelo e um testemunho que deve interpelar, desafiar e inspirar cada um de nós, cristãos, nos dias de hoje.

Pedro, aquele que nos ajuda a viver na Igreja em comunidade e colegialidade à volta do seu Senhor nos vários ministérios instituídos, em união com aqueles que ao longo dos séculos, foram os seus sucessores e que hoje o é na pessoa do Papa Francisco, bem como os que em cada igreja particular (diocese), estão na vez dos apóstolos (os bispos).

São Pedro e São Paulo nos abençoem e guardem a sua e nossa Igreja!

Padre João Rosa José

29 de Junho de 2020