Comporta: comunidade de Montevil realizou procissão automóvel dedicada a São Pedro

20200630-comporta-s.pedro (1)

A 28 de junho, véspera da solenidade do apóstolo, a Paróquia da Comporta lembrou o padroeiro com Eucaristia, procissão e bênção de imagem de São Pedro.

A comunidade de Montevil, na Paróquia da Comporta, acolheu no passado domingo uma nova imagem de São Pedro que ficará em veneração pública num nicho no centro da localidade.

Para assinalar a Solenidade, o Padre Júlio Ferreira do Vale, Pároco da Comporta, presidiu a uma Eucaristia campal, a que se seguiu um cortejo automóvel pelas ruas da localidade.

Em 2019, a procissão decorreu pela primeira vez, com romaria e festa, mas em 2020 foi necessário repensar o plano para cumprir as normas de proteção e segurança em vigor, face à situação pandémica que o país atravessa.

“Pude presenciar o amor que estes homens e mulheres de Montevil tiveram ao preparar com muito empenho e dedicação toda a celebração e cortejo em honra do seu padroeiro”, afirmou Tomás Alexandre, paroquiano.

Em testemunho enviado à Diocese, o jovem confessa que viu uma “população grata e de lágrimas nos olhos ao ver São Pedro sair à rua mais uma vez”. Apesar das condições de segurança impostas, a população não se privou “de dar graças por todos os benefícios que receberam pela intercessão de São Pedro.

Situada em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, a aldeia de Montevil encontra-se a 18 quilómetros da Comporta, na extremidade sul da Diocese de Setúbal, integrando o Município de Alcácer do Sal.

30 de Junho de 2020