comprehensive-camels

Montijo: Santuário da Atalaia celebrou S. Josemaría Escrivá

20200630-festa-s-josemaria-atalaia (1)

No dia em que se assinalou 45 anos da sua morte, o Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo, acolheu celebração eucarística em ação de graças pela vida do santo espanhol e fundador da Opus Dei.

Quase 70 pessoas reuniram-se no espaço exterior do santuário mariano, cumprindo as normas de distanciamento social que o tempo impõe, para fazer memória de S. Josemaria Escrivá. A celebração decorreu ao fim da tarde de 26 de junho, festa litúrgica do sacerdote.

A Eucaristia foi precedida por um testemunho de conversão de Henrique Laurentino, proveniente do Seixal, cuja fé surgiu “pela mão de S. Josemaria” apesar da educação descristianizada.

O momento celebrativo foi presidido pelo Padre Miguel Aguiar, Reitor do Santuário. O sacerdote recordou que “há um antes e um depois de S Josemaria”, no que respeita ao reconhecimento da santidade dos leigos no meio do mundo (anteriormente “reservada” aos que deixavam tudo para se dedicarem às coisas de Deus), chamando a atenção dos “cristãos velhos” para o risco de se deixarem acomodar às práticas religiosas exteriores (como os fariseus) perdendo o vigor/amor dos primeiros tempos (como testemunhou Henrique). 

No final da celebração, o Grupo de Amigos de S. Josemaria ofereceu ao Santuário um novo equipamento de som, pelo conhecimento que tinha das suas necessidades para as missas dominicais realizadas no exterior. Também foram oferecidos mais de cem vasos com bonitas plantas floridas para os peregrinos do Santuário.

“Aquela envolvente, com o rio Tejo o Cristo Rei, a ponte e Lisboa ao pôr do Sol, acompanhada do som do violino de um coro fantástico e o tocar dos sinos da torre por coincidência, criou um ambiente propício à mensagem de S. Josemaria, procurar a santidade no meio do mundo. Muitas Graças!” resume o presidente do Grupo de Amigos de S. Jose Maria Escrivá, Paulo Gamito Faria.

São Josemaría Escrivá de Balaguer nasceu em Barbastro, Aragão, a 9 de janeiro de 1902 e faleceu em Roma a 26 de junho de 1975. Foi sacerdote e fundador da Opus Dei, uma Prelatura Pessoal da Igreja Católica. Foi canonizado em 2002 por São João Paulo II.

Partilhe nas redes sociais!
30 de Junho de 2020